Artfire » Notícias » as mantas cerâmicas nas biolareiras e o câncer.



A Artfire não utiliza mantas minerais ou de cerâmica como preenchimento em suas lareiras ecológicas.

Um grupo de trabalho formado por dezenove especialistas de onze países convocados pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer – IARC (Lyon – França), concluiu sua reavaliação sobre o risco de câncer causado pelas fibras vítreas fabricadas pelo homem (MMVF) inaláveis.

Estas fibras em forma de lãs, são amplamente usadas em isolação térmica e acústica e em outros produtos manufaturados, tanto na Europa como na América do Norte. Esses produtos incluem a lã de vidro, a lã de rocha e a lã de escória tem sido extensivamente estudados para determinar se as fibras que são liberadas durante a fabricação, uso ou remoção destes produtos apresentam riscos de câncer quando inalados.

O grupo de trabalho de Monografias concluiu que apenas os mais biopersistentes materiais (que são extremamente lentos para se decompor e desaparecer dos tecidos do corpo nos quais está depositado)  permanecem classificados pelo IARC como possivelmente cancerígenos para humanos (Grupo 2B). Estão incluídas as fibras cerâmicas refratárias que são usadas industrialmente como isolantes para ambientes de altas temperaturas, tais como alto fornos, e alguns tipos de lã de vidro não usadas como isolantes.

Para maiores informações: http://www.iarc.fr