Manta ceramica nas lareiras ecológicas e o câncer
A manta cerâmica não é utilizada pela Artfire em seus modelos de lareiras a álcool. Isso porque o material é classificado como possivelmente cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), o que vai contra o compromisso da empresa com a segurança, qualidade e sustentabilidade.
O que é manta cerâmica e por que ela é alvo de preocupação?
A manta cerâmica é um tipo de fibra sintética utilizada principalmente em aplicações industriais de isolamento térmico em altas temperaturas, como em altos-fornos. Por sua natureza biopersistente — ou seja, por permanecer no organismo por longos períodos sem se decompor —, a inalação de suas fibras pode representar riscos à saúde.
De acordo com estudos conduzidos por um grupo de trabalho da IARC, que reuniu 19 especialistas de 11 países, a manta cerâmica está classificada no Grupo 2B: substâncias possivelmente cancerígenas para humanos. A classificação leva em conta a capacidade das fibras inaláveis causarem danos ao tecido pulmonar e sua resistência à decomposição.
A posição da Artfire: segurança em primeiro lugar
A Artfire reafirma que não utiliza manta cerâmica em nenhuma de suas lareiras a álcool. Os produtos da marca são desenvolvidos com foco em eficiência térmica, estética e segurança, seguindo rigorosamente os padrões técnicos e normas nacionais e internacionais de fabricação.
O compromisso com a saúde dos usuários e a responsabilidade ambiental são pilares que orientam a escolha de materiais seguros, modernos e certificados para todos os produtos oferecidos.
Sobre o IARC: referência mundial em pesquisa sobre o câncer
A IARC (International Agency for Research on Cancer) é a agência especializada da Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicada à pesquisa do câncer e sua prevenção. Fundada em 1965 e sediada em Lyon, França, a IARC promove a colaboração internacional entre cientistas e instituições para identificar agentes carcinogênicos e orientar políticas públicas de saúde em todo o mundo.