28 de Abril de 2022 | Tendências

Como funciona uma lareira ecológica?


A presença de lareiras nas residências nunca foi um cenário muito comum em um país como o Brasil. Contudo, com a modernização do mercado de aquecimento, a busca por equipamentos mais eficientes e seguros, como a lareira ecológica, tem aumentado a cada ano. 

Afinal, em meio a uma rotina cada vez mais agitada e cansativa, mais pessoas procuram soluções para tornar o ambiente residencial um espaço para se desconectar do dia a dia e relaxar com a família. 

Neste cenário, as lareiras ecológicas se tornaram a principal opção para os consumidores, pois proporcionam uma temperatura agradável no ambiente, sem abrir mão da elegância, da versatilidade e da segurança.

Mas afinal, o que é uma lareira ecológica? 

Também chamada de lareira a álcool ou biolareira, a lareira ecológica é o equipamento de aquecimento ideal para ambientes residenciais, pois é fácil de instalar, não produz sujeira e nem exala fumaça 

Este modelo de lareira funciona a partir da queima de álcool 92,8 Inpm ou 96 GL, produzindo chamas reais e vívidas e realizando uma combustão mais limpa e menos prejudicial para o meio ambiente. 

A lareira ecológica embutida pode ser instalada em diversos espaços, como sala de estar, de TV, de jantar, escritório, quartos e áreas externas, sem a necessidade de realizar grandes reformas ou alterações estruturais. 

Contudo, vale lembrar que na hora de instalar o equipamento em nichos, móveis ou na parede, é preciso utilizar materiais adequados e resistentes a altas temperaturas. 

Já o modelo portátil da lareira ecológica pode ser transportado para diferentes ambientes da casa de maneira prática e eficiente. 

A principal vantagem da lareira ecológica é que ela emite baixos teores de gases tóxicos ou fumaça durante a combustão, eliminando a necessidade de instalar dutos de ventilação ou chaminés no ambiente, caso o fabricante apresente Certificação de Atoxidade emitido por órgão de reconhecida idoneidade e competência.

Outro ponto positivo do equipamento é seu design moderno e minimalista, que se adequa aos mais variados ambientes e proporciona maior elegância e contemporaneidade aos espaços, oferecendo assim total liberdade para o projeto ousar em novos conceitos. 

Como a lareira ecológica funciona? 

A lareira ecológica é um tipo de câmara de combustão à pressão atmosférica, que conta com um reservatório de combustível integrado ao queimador. 

Ao contrário das lareiras tradicionais, a lareira ecológica é bastante simples de ser utilizada e pode ser ligada e desligada a qualquer momento. 

Para utilizar o equipamento, basta seguir alguns passos simples: 

  • Colocar a quantidade adequada de álcool no reservatório, respeitando a capacidade máxima indicada;
  • Umedecer a ponta da haste metálica no álcool e acendê-la com um isqueiro (a haste funciona como um palito gigante);
  • Levar a haste até o reservatório, acendendo a lareira. 

Para "desligar" o equipamento, basta fechar a tampa sobre o queimador ou esperar até que o fogo se apague de forma natural.

A lareira ecológica transmite calor por meio da propagação do ar quente, garantindo um aquecimento agradável no ambiente e sem a sensação de ressecamento comum em outros aparelhos, como os aquecedores e ar condicionado. E devido a ausência de chaminé, a perda de calor no cômodo é mínima, garantindo assim maior eficiência de aquecimento. 

A lareira ecológica em ambientes residenciais 

Seja na sala, no quarto ou na varanda, a presença de uma lareira com chamas reais, vívidas e intensas é essencial para trazer maior conforto ao ambiente e deixá-lo mais convidativo para moradores e convidados. 

Nesse sentido, a lareira ecológica — ou lareira a álcool — se torna a melhor opção para ambientes residenciais, já que é capaz de produzir chamas alaranjadas intensas e vívidas, que podem atingir até 40 centímetros de altura e causam um efeito cênico sem igual.

Tanto em ambientes internos quanto externos, a lareira ecológica pode ser embutida diretamente na parede, no chão ou em nichos revestidos com diversas opções de materiais, como mármore, pedra, concreto, entre outros, criando um espaço único e elegante. 

Já o modelo portátil pode ser transportado para todos os cômodos da casa, sendo utilizado em cima de mesas de centro, bancadas e cômodas ou diretamente no chão. 

Mas apesar da lareira ecológica ser uma ótima escolha para espaços residenciais, é importante esclarecer que o desempenho térmico do equipamento pode variar conforme o ambiente em que ele está sendo utilizado.  

Isso acontece porque o ar quente gerado na combustão se dissipa rapidamente quando não há obstáculos. Portanto, em áreas externas, como jardins, varandas, quintais e pergolados, a lareira a álcool assume um caráter mais decorativo. 

Agora que você já sabe mais sobre o uso e funcionamento das lareiras ecológicas, que tal transformar a sala da sua casa em um ambiente convidativo e mais aconchegante para reunir a família e receber os amigos? 

Confira neste artigo diferentes modelos de lareira ecológica e descubra como escolher a ideal para o seu ambiente.

Mas lembre-se: para acertar na escolha da lareira é preciso contar com o auxílio de um profissional especializado capaz de orientar com relação aos materiais utilizados no entorno da chama, além de consultar a potência de aquecimento do aparelho indicada pelo fabricante.

Onde encontrar a lareira ecológica ideal? 

Há 12 anos no mercado, a Artfire se tornou pioneira em lareiras ecológicas no Brasil, oferecendo produtos de alta qualidade e em diferentes configurações para atender as mais diversas demandas do público. Atualmente, a empresa conta com lareiras de até 190 cm de comprimento!

Os profissionais da Artfire são especializados em soluções de aquecimento e desenvolvem os projetos mais adequados para a necessidade de cada cliente.

Nossa equipe analisa cada ambiente de forma única, apresentando soluções exclusivas que se adequam à personalidade do usuário e à decoração do espaço, sem abrir mão da segurança necessária para a instalação e o uso das lareiras ecológicas. 

Com o auxílio da Artfire, você transforma o seu projeto de lareira em realidade.

Entre em contato com nossa equipe e traga a sua ideia para a Artfire!