25 de Janeiro de 2023 | Tendências

Como incluir a lareira externa em projetos arquitetônicos?


Você já pensou em levar a lareira para a área externa? Sinônimo de conforto e relaxamento, este equipamento pode ser aproveitado também em ambientes externos, como jardins, varandas e pergolados, de maneira elegante e atrativa. Basta incluir a lareira externa no seu projeto arquitetônico e se atentar para alguns detalhes. 

Como a modernização do mercado de aquecimento, as lareiras se tornaram equipamentos cada vez mais práticos e versáteis, com grande capacidade de adaptação em diferentes ambientes. 

Dessa forma, as lareiras externas podem ser incorporadas aos mais variados espaços abertos, criando um ambiente único na residência, totalmente dedicado ao relaxamento e aos bons momentos em família e entre amigos. 

Quer saber mais sobre o uso de lareiras externas em projetos arquitetônicos? Continue acompanhando o artigo que preparamos! 

Conhecendo mais sobre a lareira externa

A lareira externa, ou lareira ao ar livre, é utilizada para compor um espaço fora da casa, como jardim, pergolado, área da piscina, etc, criando um ambiente exclusivo de relaxamento e descontração. 

Similar a uma lareira interna, a lareira externa costuma ser incorporada a estruturas de pedra, tijolo ou concreto, e os modelos como os calefatores ou salamandras a lenha devem contar com chaminé. 

Já as lareiras portáteis podem ser transportadas para diferentes áreas e utilizadas como centro de mesa durante um jantar com os amigos ou a família na parte externa da residência.   

O mercado oferece vários modelos de lareiras externas, como a lenha, a pallet, a gás e a álcool. A lareira a álcool, ou lareira ecológica, costuma ser a opção mais utilizada em projetos para a área externa, pois não demanda uma infraestrutura complexa para ser instalada. 

A lareira ecológica pode ser embutida nos próprios móveis, como uma mesa de centro de madeira, por exemplo, em pedra ou até mesmo no cimento. 

As lareiras a álcool

Também chamadas de lareiras ecológicas ou biolareiras, as lareiras a álcool são equipamentos de aquecimento que podem ser utilizados tanto em espaços internos quanto externos, criando uma ambientação única e agradável.

Este modelo de lareira utiliza álcool etílico 92,8 Inpm ou 96GL, e produz chamas reais e intensas por meio de uma combustão mais limpa e sem a eliminação de fumaça ou odores desagradáveis no ambiente.

A lareira a álcool aquece os ambientes internos por meio da propagação do ar quente, garantindo um aquecimento agradável, efetivo e que não resseca o ar. 

Já nas lareiras externas, o destaque fica por conta do incrível efeito cênico que o equipamento proporciona. Afinal, as chamas alaranjadas e vívidas podem atingir até 40 cm de altura, trazendo ao ambiente todo o aconchego e relaxamento que o fogo pode proporcionar.

Nos modelos externos, além do álcool etílico, pode-se utilizar etanol automotivo. Mas antes do uso, é fundamental ler com atenção o manual de instruções do equipamento.

Como usar a lareira externa em projetos arquitetônicos?

A área externa das residências está ganhando cada vez mais importância e valorização quando o assunto é decoração e aproveitamento de espaço. 

Pensando em aproveitar a área externa para criar um ambiente de descanso voltado ao lazer, à interação com a família e à recepção de convidados, muitos moradores buscam formas de decorar e transformar o quintal, jardim ou varanda.

E como já mencionamos, existem diversos tipos de lareiras que podem ser aproveitadas em ambientes externos para criar a ambientação perfeita. Mas quem procura trazer mais facilidade e praticidade ao projeto arquitetônico, pode encontrar na lareira a álcool a opção ideal.

A lareira a álcool externa pode ser planejada de diversas maneiras, conforme o desejo do usuário e a proposta de decoração do espaço. 

  • Confira algumas formas de utilizar a lareira externa em projetos arquitetônicos:
  • Aplicação na parede ou no muro de alvenaria com revestimento de pedra, mármore, tijolinhos ou textura.
  • Instalação diretamente no piso com o uso de materiais resistentes ao calor;
  • Instalação em um nicho de alvenaria;

Outra possibilidade é rebaixar uma parte do espaço, criando uma área de lareira abaixo do nível do piso. Neste caso, a lareira e os bancos ficam rebaixados e não criam tanto volume na área externa.

Ao elaborar um projeto de lareira externa, é preciso contar com um espaço adequado para acomodar bancos e poltronas confortáveis, já que essas peças são fundamentais para a criação de um ambiente mais convidativo e agradável para os momentos de lazer.

Além disso, a composição dos móveis deve estar de acordo com o estilo de decoração escolhido e a proposta do ambiente.

Já para espaços reduzidos, como sacadas e varandas, a dica é aproveitar o espaço dos móveis, embutindo a estrutura da lareira, ou utilizar o modelo portátil como centro de mesa, por exemplo. 

Para tornar a área da lareira ainda mais convidativa e agradável para os moradores e visitantes, o planejamento arquitetônico pode incluir um bom projeto de paisagismo.  

Além da grande versatilidade no projeto arquitetônico, a lareira a álcool oferece facilidade de instalação e manuseio, e evita o quebra-quebra, já que não necessita de chaminés ou dutos de exaustão, nem de ramais de energia elétrica ou de gás. 

Mas apesar de permitir total liberdade na concepção do projeto arquitetônico, é importante ressaltar que a lareira a álcool exige alguns cuidados. 

Caso o equipamento fique em uma área totalmente aberta, é recomendável utilizar uma tampa externa (sobretampa) para evitar o acúmulo de água da chuva. 

Também é importante utilizar um modelo de lareira a álcool externa sem manta cerâmica, pois ela absorve a água e impede a combustão. 

Já na hora de instalar a lareira em nichos, nos móveis ou na parede, é importante utilizar materiais adequados para esse equipamento e que resistam a altas temperaturas.

Artfire: expertise em lareiras 

Se você busca uma parceira especializada em lareiras ecológicas para elaborar os seus projetos arquitetônicos para áreas externas, conheça a Artfire. 

Com mais de 10 anos de experiência, a Artfire é líder do mercado brasileiro de lareiras a álcool e trabalha com equipamentos de alta qualidade, produzidos inteiramente em aço inox 304. 

O portfólio da empresa conta com opções de lareiras de 30 cm a dois metros de comprimento, que podem ser utilizadas tanto em áreas externas quanto internas, aquecendo ambientes de até 150 m². 

As lareiras a álcool da Artfire são ideais para projetos arquitetônicos de ambientes externos, pois são fáceis de instalar e produzem chamas intensas e naturais de até 40 cm de altura, que criam um efeito cênico único e proporcionam o clima perfeito para relaxar com a família. 

Entre em contato com nossa equipe para saber como utilizar as lareiras Artfire em seus próximos projetos.