21 de Outubro de 2022 | Tendências

Decoração: 5 tendências da arquitetura para 2023


A pandemia de Covid-19 causou mudanças significativas em nossos hábitos e costumes. Com as tendências em decoração e arquitetura não foi diferente. Afinal, com as pessoas tendo que passar mais tempo em casa, surgiu a vontade de manter um ambiente mais confortável e aconchegante possível.

O ano de 2022, principalmente, mostrou que algumas tendências em decoração de interiores vieram para ficar, e 2023 será o ano em que essas ideias serão cada vez mais postas em prática. Veja a seguir as 5 principais tendências para o próximo ano!

1) Tendência 2023: Decoração Comfy

Como mencionamos, os efeitos que a pandemia causou em nosso dia a dia fez com que olhássemos com mais atenção para o nosso lar.

Muitas empresas adotaram o home office e essa modalidade de trabalho veio para ficar. Assim, as pessoas passam mais tempo dentro de suas casas e necessitam que os ambientes sejam agradáveis como um todo.

O tipo de decoração Comfy (abreviação em inglês para "comfortable", que significa "confortável"), que é tendência na arquitetura para 2023, traz a ideia de ambientes mais aconchegantes, confortáveis, agradáveis e tranquilos.

Na decoração de interiores, a tendência comfy requer móveis mais funcionais e ambientes integrados de forma inteligente, otimizada e assertiva.

A otimização dos espaços está relacionada com essa integração de ambientes. Por exemplo, quando o quarto vira um estúdio ou escritório, ou a sala se transforma em espaço gourmet.

Outro destaque para essa questão é que os ambientes integrados favorecem as interações entre as pessoas numa visita. Um exemplo nesse quesito é a sala integrada à cozinha ou à varanda.

A aposta para a tendência comfy é investir em móveis multifuncionais e tecidos agradáveis. E essas dicas não se aplicam somente às residências, mas também para espaços comerciais.

2) Design biofílico na decoração de interiores

Uma grande aposta para 2023 é o design biofílico, estilo que relaciona o meio ambiente com os espaços criados a fim de proporcionar maior qualidade de vida.

Os elementos naturais são peças chave para garantir esse tipo de decoração. Veja a seguir alguns exemplos que se aplicam ao design biofílico:

  • iluminação natural;
  • telhado e parede verdes;
  • plantas na decoração;
  • espaços para descanso;
  • ambientes mais ventilados;
  • vistas com natureza;
  • entre outros.

A ideia de agregar a natureza aos ambientes e projetos arquitetônicos é o principal objetivo no design biofílico. Nesse sentido, o conceito de Urban Jungle e elementos Boho continuam fortes para 2023, com muito verde, folhas, flores, cores neutras e elementos naturais.

3) Tons neutros e naturais para uma decoração aconchegante

O design biofílico mencionado acima mostra que o uso de elementos que remetem à natureza é aposta certa para as tendências em decoração de 2023.

Dessa forma, ambientes criados com essa proposta requerem tons neutros e naturais como ponto de partida para a decoração.

Aposte no uso da madeira e até mesmo peças que lembram as cores desse elemento, como o porcelanato com padrões amadeirados. A dica é utilizar tons de madeira em pisos, painéis de televisão e móveis. 

O uso da madeira, tons naturais, quentes e ricos trazem mais aconchego ao ambiente seja num estilo rústico, clássico, contemporâneo, industrial ou vintage.

Além disso, podem ser facilmente combinados com qualquer outro tipo de material devido a sua neutralidade.

4) Móveis com curva: tendência direto dos anos 60 e 70

As linhas e ângulos retos tão evidentes durante anos no design e decoração ficam um pouco de lado para dar espaço às formas arredondadas. A tendência dos anos 60 e 70 é muito aguardada para 2023 e a procura por móveis com curva vem aumentando.

Além da marcenaria e estruturas maiores, como as piscinas, outros itens de decoração que seguem esse estilo, como espelhos redondos ou com formatos orgânicos vêm sendo bastante buscados para compor halls de entrada, banheiros, salas e quartos.

As cozinhas ganham ilhas e balcões com curvas. Nos quartos, a cabeceira arredondada é aliada às texturas naturais e uma paleta de cores neutras. Até mesmo as paredes que dividem ambientes ganham recortes arredondados.

A busca por formas mais orgânicas, redondas e suaves na decoração remetem ao aconchego, acolhimento e relaxamento.

5) Dourado e tons quentes na decoração

Por fim, temos o último destaque como tendência para 2023: o uso do dourado e tons quentes na decoração.

Além de estar alinhado a todos os outros tópicos dessa lista, o uso do dourado traz um requinte de luxo aos ambientes.

Os metais dourados aparecem na cozinha e banheiro, luminárias e outros itens de decoração.

O dourado harmoniza muito bem com decorações românticas e clássicas, e pode ser aplicado sem medo em espaços comerciais também.

Seguindo a linha da cor dourada, os tons terrosos, como os beges e marrons, também são importantes na criação de um design quente. Por isso, é importante mesclar as cores para não criar um ambiente over.

Outro destaque importante, que vai de encontro com esse toque refinado que o dourado e tons quentes proporcionam, é o uso das lareiras na decoração.

Nos dias de hoje, é possível encontrar estilos variados de lareiras que combinam com todo tipo de projeto arquitetônico.

Além das mais tradicionais, com chaminés e aquecidas à lenha, o mercado oferece soluções mais modernas, tecnológicas e ecologicamente corretas, com aquecimento a gás, álcool e pedras vulcânicas.

Dependendo do estilo adotado no projeto de arquitetura, o acabamento pode variar com pedras rústicas, inclusive com a elegância do mármore e modernidade do inox.

Traga o seu projeto para a Artfire!

Desde 2.009, a Artfire é pioneira e líder do mercado brasileiro de lareiras a álcool, conhecidas como lareiras ecológicas.

Nossos equipamentos são projetados na França e fabricados no Brasil. Com o exclusivo Certificado de Atoxidade, garantimos um produto seguro para toda a família.

Encontre a lareira ideal para o seu projeto de decoração! Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para obter mais informações sobre nossos produtos.