28 de Marco de 2018 | Tendências

Lareira a Álcool – Como elas funcionam?


Lareira a álcool revoluciona o modo de aquecermos nossas casas.

Conhecidas  também como lareira ecológica, biolareira, lareira a álcool ou a etanol; ou simplesmente queimador para lareiras, estão no mercado a mais de 10 anos. Porém, em função de seu caráter inovador, algumas dúvidas são recorrentes:
  1. Como funcionam?
  2. São seguras?
  3. Aquecem de verdade?
  4. E a chaminé? É necessária?
Primeiramente vamos entender o que é:

LAREIRA A ÁLCOOL – definição:

Por definição, lareira a álcool é uma câmara de combustão a pressão atmosférica. Isto significa que seus reservatórios são integrados à própria câmara. Por sua vez a lareira deverá fornecer vapor de álcool em quantidade adequada e equilibrada a fim de prover uma combustão limpa e com baixíssimas emissões de CO e CO2. Para tal são requisitos obrigatórios:
  • Equilíbrio entre a oferta de vapor de álcool e de oxigênio;
  • Trabalhar a altas temperaturas.
Agora podemos responder as suas dúvidas!

LAREIRA A ÁLCOOL – como funcionam?

lareira a álcool são reservatórios metálicos estanques, providos de abertura em sua tampa superior. Esta abertura vem equipada com obturador. Acessórios como haste e acendedores são obrigatórios e geralmente acompanham a biolareira. lareira-a-alcool-como-funciona Para ABASTECER, basta verter o álcool diretamente da embalagem original na abertura da lareira. Se preferir utilize uma jarra ou copo. lareira-abastecimento O ACENDIMENTO se realiza trazendo o isqueiro a haste metálica já “molhada” no álcool, e a utilizando como se fosse um palito gigante. Estes acessórios devem acompanhar o equipamento. lareira-acendimento Com esta mesma haste você poderá regular a intensidade da combustão, ajustando a abertura com o obturador. NÃO PODERIA SER MAIS SIMPLES!!!!

LAREIRA A ÁLCOOL – é segura?

A lareira a álcool é segura se atenderem aos pré-requisitos técnicos, tanto na fase de projeto do produto, como na fase de fabricação, instalação e posteriormente quando de sua operação pelo cliente final. Portanto, observe cuidadosamente a procedência e tradição do fabricante. Verifique a aparência e sua geometria – lembre-se que não se brinca com fogo! Um alerta importante se refere aos comprimentos dos equipamentos: o EMPENAMENTO da lareira não pode ocorrer nunca, pois ele causa danos no reservatório culminando em perigosos vazamentos. Certifique-se de que é fabricada integralmente em aço inox, inclusive o enchimento interno. É comum fabricantes e importadores substituírem estes filamentos metálicos por filamentos CERÂMICOS, QUE SÃO CANCERÍGENOS AO SEREM INALADOS. Tudo isto é concretizado com a apresentação de CERTIFICADO DE ATOXIDADE, emitido por entidade de reputação ilibada de reconhecimento nacional. Finalmente, verifique o prazo de garantia, a qualidade das informações e extensão do Manual do Usuário fornecido pelo fabricante, pois ele deverá ser detalhado e demonstrar com clareza como operar a lareira de forma segura.

LAREIRAS A ÁLCOOL – aquecem de verdade?

Sim. O mercado oferece modelos que aquecem até 120m2 ou mais. O mais versáteis aquecem em torno de 42m2, como o modelo slim60 da Artfire. As melhores marcas apresentam o consumo de álcool por hora e potência equivalente em watts, bem como a área de aquecimento a qual ela se destina. Os melhores resultados acontecem quando o fornecedor participa do projeto fornecendo Orientação Técnica com o intuito de definir o melhor modelo para a sua real necessidade. Todas as precauções devem ser consideradas na fase de projeto, quando se dimensiona a lareira e se detalha seu isolamento térmico. É importante lembrar que a lareira a álcool fornece chamas intensas e naturais, com temperaturas que podem atingir 400ºC.

LAREIRAS A ÁLCOOL – E a chaminé? É necessária?

Não. Para o fabricante que apresenta todos os atributos como tradição, reconhecimento de marca, e principalmente o CERTIFICADO DE ATOXIDADE, a chaminé não é necessária. A combustão eficiente acontece em lareiras bem projetas e fabricadas sem manta cerâmica, garantindo assim sua atoxidade. Leia sempre o Manual do Usuário para obter estas informações. VOCÊ AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA? ENVIE SUA PERGUNTA!