07 de Marco de 2022 | Tendências

Lareiras a álcool ou aquecedores: qual escolher?


Após um dia de trabalho, não há nada melhor do que chegar em casa e aproveitar um ambiente confortável e aconchegante. E com o equipamento certo, é possível desfrutar de temperaturas agradáveis o ano todo. Mas com tantas opções disponíveis no mercado, qual solução de aquecimento escolher: lareira a álcool ou aquecedor?    

Se você deseja ter um espaço acolhedor para reunir a família e os amigos, mas não sabe qual é a melhor opção para as suas necessidades, não se preocupe! 

Hoje, você vai conhecer mais sobre cada equipamento e descobrir a solução ideal para seu ambiente. Confira! 

As lareiras a álcool 

Também chamada de lareira ecológica ou biolareira, a lareira a álcool proporciona um aquecimento eficiente sem perda de calor, sem emitir fumaça, fuligem ou quantidades significativas de poluentes.

Isso porque, este equipamento utiliza álcool etílico 92º, etanol ou álcool fluido apropriado para lareiras como combustível.

Bastante versátil, a lareira a álcool possui autonomia de até quatro horas e pode ser utilizada em uma grande variedade de ambientes internos e externos, como salas, quartos, escritórios, jardins e varandas, pois não exige grandes reformas estruturais no espaço nem a instalação de chaminés ou dutos, por exemplo. 

O projeto da lareira a álcool é personalizável, permitindo que o equipamento seja embutido na parede, no chão ou em móveis. Contudo, na hora de instalar esta lareira é necessário contar com o auxílio de um profissional para analisar a adequação dos materiais que serão utilizados no arranjo decorativo. 

Já quem busca maior praticidade pode contar com as lareiras a álcool portáteis, que são fáceis de transportar e podem ser utilizadas em diferentes ambientes conforme a necessidade dos usuários no momento.  

Os aquecedores residenciais

Os aquecedores são equipamentos utilizados para elevar a temperatura do ambiente, e normalmente contam com a ajuda de uma resistência. 

Existem diversos tipos de aquecedores de ambiente com diferentes características e modos de funcionamento. Os modelos mais conhecidos são: aquecedor cerâmico, aquecedor a óleo, termoventilador, aquecedor a gás e aquecedor halógeno. 

Por serem conectados à eletricidade — com exceção do modelo a gás —, estes aquecedores aumentam o gasto de energia conforme a quantidade de uso e característica de cada aparelho. Lembre-se que a crise hídrica empurra os preços da energia elétrica acima de inflação, tornando as soluções de aquecimento elétrico muito onerosas . 

Outra questão importante relacionada aos aquecedores é a estrutura de cada modelo. O aquecedor halógeno costuma ficar quente durante o uso, tornando o equipamento perigoso para crianças e animais de estimação.  

Já o aquecedor cerâmico não esquenta as grades durante seu funcionamento, mas pode fazer mais barulho, causando um certo incômodo em uma reunião de amigos, por exemplo. 

Qual solução é a mais indicada?

Na hora de escolher a melhor solução de aquecimento para o ambiente, é preciso considerar uma série de questões, como a necessidade de uso, o perfil dos usuários, as características do espaço, entre outras. 

Quem deseja ter um ambiente aconchegante para aproveitar com a família o ano todo, mas não abre mão da economia, pode encontrar na lareira a álcool a opção mais eficiente e com o melhor custo-benefício. 

Afinal, como você conferiu, este equipamento não consome energia elétrica, possui boa autonomia e é amigável ao meio ambiente. Sem contar que as chamas de cores vivas produzem um efeito cênico real ainda mais convidativo e confortável. 

Outra vantagem interessante da lareira a álcool é a forma de aquecimento. Enquanto o aquecedor retira a umidade do ar e deixa uma sensação de ressecamento, a lareira aquece através da propagação do ar quente, sem ressecar o ambiente e prejudicar a saúde de crianças, idosos e animais. 

Nesse sentido, a lareira a álcool pode ser utilizada com maior segurança até mesmo em ambientes pequenos, já que os modelos portáteis se adaptam a cômodos de diferentes tamanhos e configurações.

Escolha sua lareira a álcool na Artfire!

A Artfire é líder em lareiras a álcool e reúne uma equipe de profissionais capacitados prontos para encontrar a melhor solução de aquecimento ecológico para o seu ambiente. 

As lareiras a álcool da Artfire não emitem fumaça, fuligem e odores durante o uso e contam com Certificação de Atoxidade, proporcionando maior segurança e tranquilidade para você e sua família. 

Na Artfire, você encontra uma ampla variedade de lareiras a álcool que se adaptam ao seu ambiente e atendem às suas necessidades. 

Vamos juntos transformar o seu espaço!

Entre em contato com a nossa equipe e traga o seu projeto.