19 de Junho de 2020 | Tendências

Lareiras: descubra tudo sobre elas


Estamos nos aproximando do inverno, e com as baixas temperaturas chegando, nada melhor do que se aquecer próximo à uma lareira, não é mesmo?   Ao contrário dos aquecedores tradicionais, as lareiras proporcionam um clima de maior aconchego e conforto ao ambiente, além de causar um efeito estético agradável na decoração dos espaços.  Se você se interessou pelo assunto, e deseja tornar o inverno este ano mais agradável para toda a sua família, confira nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre as lareiras.

A finalidade das lareiras

As lareiras são estruturas de calefação (promovem o aquecimento) revestidas dos mais diversos materiais não inflamáveis, como pedra, mármore, aço, concreto, cerâmica, porcelanato, dentre outros. Presentes normalmente em ambientes domésticos, principalmente em regiões mais frias, as lareiras abrigam o fogo de maneira segura e controlada, esquentando cômodos de diferentes tamanhos. Os modelos mais tradicionais de lareira ainda contam com chaminés e dutos para a eliminação da fumaça, sem prejudicar a saúde daqueles que estão reunidos em torno das chamas. 

Por que ter uma lareira em casa?

Investir em uma lareira para o seu ambiente doméstico, seja nos cômodos principais ou nos quartos, traz diversos benefícios tanto para a estética da casa quanto para o bem-estar de seus moradores.  Confira algumas vantagens de ter uma lareira
  • Aquecimento eficiente: as lareiras oferecem uma ótima capacidade de aquecimento em ambientes domésticos, já que calor das chamas esquenta rapidamente cômodos de tamanhos variados.
  • Maior conforto: quem possui uma lareira sabe: ver o fogo queimando e sentir o calor traz uma sensação agradável de aconchego e conforto. As lareiras são ideais para reunir a família e amigos e aproveitar um momento especial mesmo nos dias mais frios. 
  • Economia de energia: as lareiras são uma boa alternativa para substituir o uso de aquecedores, pois além de proporcionarem economia de energia elétrica, o calor das chamas aquece o ambiente com maior eficiência.
  • Decoração do espaço: independente do modelo e do material de acabamento, as lareiras dão um toque especial ao ambiente. O morador pode escolher a lareira que mais combina com a decoração da casa, seja rústica, moderna ou clássica.

Tipos de Lareiras 

Antes de investir em uma lareira para a sua casa, é preciso conhecer um pouco sobre cada modelo para escolher a opção que melhor se adequa à estrutura do ambiente e que corresponda às suas necessidades. Conheça os principais tipos de lareira que o mercado oferece:

Lareira a gás

Este modelo de lareira funciona a base de gás GN ou GLP, logo, não utiliza lenha para gerar calor.  A lareira a gás linear possui queimadores metálicos que liberam o gás para a combustão, mantendo o calor no ambiente por um tempo prolongado.  É importante ressaltar que para utilizar a lareira a gás, a instalação de uma chaminé é obrigatória. Vantagens: Autonomia.

Lareira ecológica

A lareira ecológica, ou a álcool, vem conquistando a preferência dos consumidores nos últimos anos. Esse modelo de lareira dispensa o uso de lenha e a instalação de ramais de alimentação, dutos ou chaminés. Por ser de fácil aplicação, ela se torna o modelo ideal para apartamentos ou ambientes já construídos e decorados, oferecendo inclusive opções portáteis. A lareira ecológica proporciona liberdade total no momento da instalação, podendo ser embutida na parede e até mesmo dentro de móveis. Com acendimento rápido e prático, essa lareira é segura, fácil de manusear e possui excelente rendimento térmico. Vantagens: Econômica na aquisição, uso e manutenção; fácil de instalar; não prejudica o meio ambiente; alto rendimento térmico; total liberdade criativa do projeto e é de fácil operação.

Lareira elétrica

Acoplada à rede elétrica da casa, esta lareira deve ser embutida em marcenaria ou na lareira existente..  A lareira elétrica funciona com um simples toque de botão no controle remoto, produzindo calor sem gerar fuligem e fumaça e sem demandar limpeza após o uso, uma vez que as chamas são reproduzidas a partir de uma animação em 3D. Vantagens: Maior segurança; não gera sujeira; praticidade de uso; fácil de manusear; não precisa limpar.  

Lareira a lenha de alto desempenho

As lareiras a lenha de alto desempenho, também chamadas de calefatores, oferecem alto rendimento térmico e alta potência, proporcionando ao usuário o controle da intensidade do aquecimento e da chama.  Ideal para ambientes amplos e com pé direito duplo. Ao contrário das lareiras a lenha tradicionais, esse modelo realiza a combustão de maneira totalmente hermética, eliminando os riscos de produção de fagulha ou de fumaça. Alguns modelos de lareiras de alto desempenho oferecem recursos para calefação central, direcionando o ar aquecido para os demais cômodos da casa.  Vantagens: Alto poder de aquecimento baseado em infravermelho; não exala fumaça ou fagulhas; maior segurança.

Lareira a pellet

A lareira a pellet é um modelo compacto e automático, ideal para quem possui uma área reduzida ou deseja automação total no processo de aquecimento.  Este tipo de lareira funciona a base de pellet, um biocombustível renovável composto de resíduos comprimidos de maneira seca e pura. A lareira a pellet conta com a mais alta tecnologia em seu desenvolvimento e funcionamento. Vantagens: Praticidade de uso; modelo compacto; alta tecnologia; automação de funcionamento.

Como escolher a lareira ideal 

Após conhecer melhor os principais modelos de lareira, é hora de escolher a melhor opção para o seu ambiente.  Mas como acertar na escolha?  Antes de investir em um tipo de lareira, leve em consideração as vantagens que cada modelo oferece, a proposta de aquecimento, o tamanho do cômodo e a estrutura da casa.  Nesse momento vale até considerar a decoração e personalidade do ambiente!  Se você ainda estiver em dúvidas para escolher o melhor tipo de lareira para as suas necessidades, conte com o auxílio de uma empresa especialista no assunto.  A Central das Lareiras possui uma equipe de profissionais em lareiras e aquecimento pronta para lhe ajudar a escolher o modelo ideal e a realizar a instalação correta. Acesse o site da Central das Lareiras e confira a variedade de produtos.