28 de Junho de 2021 | Tendências

Lareiras ecológicas em projetos de arquitetura


Com a proximidade do inverno e a maior necessidade por ambientes aquecidos, soluções como as lareiras ecológicas se tornam indispensáveis em projetos de arquitetura e decorativos

Isso porque, além de promover um aquecimento agradável, estas lareiras também complementam a decoração e transmitem maior aconchego e conforto a diferentes espaços.

Que tal surpreender seus clientes com soluções pensadas exclusivamente para promover o bem-estar e o acolhimento em ambientes planejados?

Confira hoje as melhores lareiras ecológicas para incorporar em seus próximos projetos de arquitetura. 

Lareiras ecológicas em projetos de arquitetura
As lareiras ecológicas, biolareiras ou lareiras a álcool, são equipamentos de aquecimento inofensivos ao meio ambiente, pois dispensam o uso de lenha ou substâncias derivadas do petróleo para funcionar e produzir calor.

O combustível utilizado nestas lareiras é o álcool 92,8 Inpm ou 96 GL, uma substância que queima de forma mais limpa, sem produzir fumaça ou odores desagradáveis e liberar gases tóxicos no ambiente. 

De modo geral, as lareiras ecológicas funcionam por pressão atmosférica e aquecem o local através da propagação do ar quente, sem deixar uma sensação de ressecamento.

As lareiras ecológicas podem ser utilizadas em projetos de arquitetura de diversas formas, pois são fáceis de instalar, não demandam grandes reformas ou adaptações estruturais devido a ausência de chaminés ou dutos, e apresentam opções portáteis e embutidas.

Ideais para escritórios, salas de estar, quartos e demais cômodos, as lareiras ecológicas criam o ambiente perfeito para aproveitar com toda a família. Afinal, elas proporcionam uma temperatura agradável no cômodo e garantem um charme a mais na decoração. 

Além disso, as chamas naturais destes equipamentos criam um efeito cênico sem igual e promovem o relaxamento de todos que estão no ambiente.

Confira algumas dicas de como aproveitar as lareiras ecológicas em projetos arquitetônicos:

  1. Na mesa de centro
    Ao ser embutida em móveis como mesas de centro, a lareira ecológica pode ser facilmente incorporada à decoração do espaço, unindo requinte, modernidade e praticidade.
  2. Divisória de ambientes
    Em ambientes mais compactos e limitados, a lareira ecológica pode ser utilizada para dividir cômodos, separando o espaço social da área íntima.

    O equipamento pode ser instalado entre pilares ou vigas da estrutura, sendo complementado com materiais como drywall e granito para fazer o revestimento e a base.
  3. Como peça de design
    Fabricada em diversas opções de materiais, como vidro, ferro, alumínio, madeira, entre outros, a lareira ecológica pode ser utilizada em projetos arquitetônicos como peça de design para decorar o ambiente e conferir uma personalidade única ao cômodo.
  4. Emoldurada na parede
    O projeto de lareira embutida na parede pode ser construído com revestimentos como placas de concreto para “emoldurar” e dar um maior destaque ao equipamento dentro do cômodo. 

Mas atenção: na hora de escolher a lareira ecológica ideal para compor o ambiente, é preciso consultar a potência de aquecimento de cada modelo indicada pelo fabricante. 


Lareiras ecológicas Artfire
A Artfire é especialista em lareiras ecológicas e possui diversas opções de aquecimento a álcool para complementar os mais variados projetos de arquitetura.

As lareiras da Artfire possuem tecnologia europeia e contam com Certificação de Atoxidade, garantindo aos usuários máxima segurança e liberdade para utilizar os equipamentos em ambientes fechados. 

Conheça os principais modelos de lareiras ecológicas disponíveis na Artfire:

  • Slim 60
    Atóxica e ecológica, a lareira a álcool Slim 60 possui quatro horas de autonomia e produz chamas de até 27 cm, sendo ideal para aquecer ambientes de até 42m².

    Este modelo oferece toda a segurança necessária para ser utilizado embutido em mesas ou como arranjo decorativo, já que não necessita de chaminé, dutos ou ramais de ventilação.

    Com um design moderno e inovador, a Slim 60 combina com diversos estilos e projetos decorativos, criando um ambiente confortável, aconchegante e elegante.
  • CC80
    Modelo de alta potência, a lareira CC80 produz chamas de até 40 cm de altura e pode funcionar por cinco horas. Esta lareira é mais indicada para aquecer ambientes de até 75m² de forma totalmente segura — possui Certificado de Atoxidade — e sem produzir fumaça ou eliminar sujeiras no ambiente.

    A maior vantagem da CC80 é sua mobilidade, já que ela é totalmente desmontável e pode ser facilmente transportada para outros ambientes.
  • Lareiras externas
    As lareiras ecológicas externas são ideais para projetos de varandas, jardins ou pergolados, pois são produzidas com materiais de alta qualidade e garantem todo o conforto e aconchego a espaços abertos sem abrir mão de um design elegante e moderno.

    As lareiras externas da Artfire são a melhor opção para quem busca compor um espaço ao ar livre para reunir a família e os amigos em qualquer época do ano.
  • Lareiras Móbiles
    Os modelos móbiles são opções de lareiras ecológicas totalmente portáteis, que podem ser utilizadas em diversos cômodos e em cima de móveis, tampos, pisos e outras superfícies. 

    Este modelo de lareira é compacto e não exige nenhum tipo de instalação, por isso, pode ser facilmente incorporado a projetos de arquitetura.

    Com as lareiras ecológicas móbile é possível transformar qualquer ambiente em um espaço aconchegante e convidativo para todos.

Para garantir um projeto ainda mais personalizado conforme as necessidades de cada usuário, a Artfire oferece o exclusivo sistema modular que permite a instalação de lareiras com até 190 centímetros!

A Artfire é parceira do seu projeto!
A Artfire é líder em lareiras ecológicas e possui uma equipe de profissionais pronta para auxiliar nos seus projetos arquitetônicos e solucionar todas as suas dúvidas sobre aquecimento a álcool.

Somente um profissional capacitado é capaz de apresentar as soluções mais seguras e adequadas para cada tipo de projeto. Na Artfire, você conta com especialistas à disposição para prestar toda a orientação técnica necessária e sem nenhum custo!

Traga o seu projeto para a Artfire e ofereça as melhores soluções de aquecimento ecológico para os ambientes dos seus clientes.

Entre em contato conosco!