21 de Dezembro de 2022 | Tendências

O retorno dos nichos rebaixados no design de interiores


O design de interiores é a forma e a arte de criar espaços funcionais, confortáveis, atraentes e seguros.

E, assim como na moda, o design de interiores é cíclico e, constantemente, as tendências que estavam em alta anos atrás voltam a ganhar destaque no mercado, como é o caso dos nichos rebaixados.

É por meio dele que o profissional responsável envolve a criação de um layout e a escolha de mobiliário, com cores, texturas e materiais para criar um ambiente que atenda às necessidades e os desejos do cliente, além de trazer toda a funcionalidade na utilização dos ambientes. 

Continue a leitura para saber mais sobre o retorno dos nichos rebaixados no design de interiores! 

O papel do design de interiores 

A importância do design de interiores vai muito além da questão estética. 

A maneira como um ambiente é projetado afeta diretamente na maneira como nos sentimos nos lugares. 

Um projeto de ambiente bem desenvolvido, por exemplo, pode ser acolhedor e convidativo, enquanto um espaço mal projetado pode ser desconfortável ou até mesmo prejudicial à saúde.

No caso de empresas, escritórios e clínicas, o design de interiores também pode transmitir a identidade da marca e passar uma mensagem para aqueles que frequentam o espaço. 

Um outro aspecto relevante relacionado ao design de interiores é o aproveitamento de todos os espaços do ambiente. 

Existem diversas possibilidades de otimizar a mobília em conjunto com o espaço de forma eficiente. 

Os seguintes aspectos também são influenciados pelo design de interiores. 

Propõe melhores soluções de armazenamento

O design de interiores também pode incluir soluções de armazenamento eficientes para aproveitar ao máximo o espaço disponível. Isso pode incluir móveis com compartimentos ocultos, prateleiras flutuantes e armários embutidos.

Escolha assertiva de móveis compactos

Escolher móveis compactos e multifuncionais pode ajudar a economizar espaço em áreas pequenas, além de atender todas as necessidades do ambiente.

Influência da iluminação

A iluminação correta pode criar uma sensação de espaço maior em um ambiente. O design de interiores pode incluir a escolha de lâmpadas de teto mais altas e a adição de espelhos para refletir a luz natural.

Nicho rebaixado: saiba o que é 

Muito provavelmente você já deve ter visto algum ambiente com nicho rebaixado, mas pode não ter associado o termo com a lembrança. 

Um nicho rebaixado é um espaço recuado no chão ou parede de um ambiente, com uma profundidade reduzida em relação a essa base.

Eles são comumente usados ​​em design de interiores como uma forma de adicionar interesse visual e criar espaços de armazenamento ou exibição, ou valorizar determinadas mobílias. 

Na maior parte das vezes, para chegar até eles é utilizada uma pequena escada que leva aos  assentos em forma de L ou U, posicionados de diferentes maneiras. 

O arquiteto Bruce Goff é considerado o criador do nicho rebaixado. No entanto, a sua popularização só aconteceu depois dos anos 70 e, mesmo depois dos seus mais de 50 anos de criação, continua sendo moderno e aconchegante.

Agora, no entanto, esse recurso ganha ainda mais destaque. 

Isso acontece já que a sua disposição favorece a proximidade entre as pessoas, sem a intervenção de estímulos externos tecnológicos. 

Assim, a sua área de assentos favorece a conexão face a face. Além de criar o ambiente perfeito para reunir pessoas queridas, especialmente nos dias mais frios, com o apoio de uma biolareira.

Outros nomes importantes nesta história 

No ano de 1952, o arquiteto Eero Saarinen projetou uma casa chamada Miller House, em Columbus, Indiana, nos Estados Unidos.

O projeto foi responsável em estimular a popularização do nicho rebaixado. 

Quem encomendou a construção foram  J. Irwin Miller e sua esposa. O objetivo do design era criar um espaço que fosse acolhedor e bastante iluminado, com um lounge rebaixado no centro que criasse um espaço para promover conversas entre os participantes. 

Depois da tendência já consolidada, os nichos rebaixados ganharam destaque na televisão e no cinema. 

O programa The Dick Van Dyke Show, por exemplo, contava com nicho rebaixado, assim como algumas locações da franquia de filmes James Bond. 

A época de baixa do nicho rebaixado esteve relacionada com a mudança de comportamento das pessoas em suas interações sociais, já que as salas de estar, por exemplo, passaram a ser consideradas espaços para reunir as pessoas em torno da televisão, não mais tendo como foco a conversa.

Porém, isso não modificou o papel importante que os nichos rebaixados tiveram e ainda têm no design de interiores. Prova disso, é a tendência voltar à moda depois de tantos anos de sua criação.

Quer saber sobre esse e muitos outros temas do design e arquitetura? Continue acompanhando os artigos no blog da Artfire para ficar por dentro do retorno de tendências!