10 de Agosto de 2020 | Tendências

Qual o melhor álcool para as lareiras ecológicas


Nós já trouxemos aqui no blog alguns artigos sobre as lareiras ecológicas e as vantagens que elas oferecem no aquecimento dos ambientes. Hoje, esses equipamentos voltam a ser assunto por aqui, porém em um tema diferente: qual o melhor álcool para o acendimento das lareiras ecológicas? Continue a leitura para saber mais!

Lareiras ecológicas: união de inovação e praticidade 

Seja para se aquecer durante os dias mais frios ou criar uma atmosfera aconchegante nos jantares em família, as lareiras ecológicas, também conhecidas como lareiras a álcool, são as opções mais indicadas.  Afinal, suas chamas uniformes e convidativas produzem um calor agradável no ambiente sem ressecar o ar, produzir fumaças,  odores desagradáveis ou gerar resíduos.  As lareiras ecológicas  bem projetadas não necessitam da instalação de chaminés ou dutos de exaustão para serem utilizadas, uma vez que a queima do álcool gera vapor de água e quantidades insignificantes de monóxido de carbono. Ideal para promover o aquecimento de ambientes residenciais, a lareira ecológica é de fácil instalação e não demanda reformas ou grandes alterações no projeto do cômodo. Basta embutir a peça no local desejado.  Ainda, todos os de lareira  Artfire permitem sua utilização em qualquer ambiente, tanto interno quanto externo. É importante ressaltar que, mesmo não emitindo fumaças e odores, a lareira ecológica  consome oxigênio em seu processo de combustão e gera monóxido de carbono. Por isso, ela nunca deve ser utilizada em um ambiente hermético. 

Qual tipo de álcool utilizar na lareira ecológica?

Como você conferiu, as lareiras ecológicas utilizam álcool como combustível para gerar calor e aquecer os ambientes.  Mas para que elas funcionem de maneira adequada, é preciso escolher o álcool ideal para este tipo de lareira. Afinal, nem todas as fórmulas e concentrações disponíveis no mercado atuam de forma eficiente em uma lareira ecológica. Conheça agora dois tipos de álcool e descubra se eles são adequados para a utilização em lareiras ecológicas.

Álcool em gel 

Muito utilizado na higienização das mãos, em richauds, acendimento do carvão de churrasqueiras e de lenha de lareiras; o álcool em gel não é indicado para lareiras e queimadores ecológicos, uma vez que :
  1. fornece chamas baixas,
  2. resulta em baixa potencia de aquecimento,
  3. sua queima gera resíduo final que precisará ser limpo de maneira manual, após o resfriamento da peça. Além disto, de geram fumaça ao serem queimados.
  4. o álcool em gel  é absorvido pelos filamentos que usualmente compõe o preenchimento  dos queimadores, limitando a capacidade  útil do reservatório e obrigando às limpezas  díficeis e frequentes.

Etanol automotivo

O álcool utilizado como combustível para automóveis não é indicado para o uso em lareiras ecológicas porque ele pode apresentar odores desagradáveis ao ser queimado.  Sua toxidade é muito baixa, porque, de acordo com a Petrobrás, pode apresentar até 3% de gasolina em sua composição; que por sua vez, contem elementos tóxicos ao ser inalado.

Qual o melhor álcool para as lareiras ecológicas? 

Para garantir o melhor funcionamento da lareira ecológica, sem colocar em risco a segurança e bem-estar das pessoas que frequentam o ambiente, o ideal é utilizar sempre o álcool etílico 92,8% . Derivado da cana-de-açúcar ou de cereais, este álcool é facilmente encontrado em supermercados, farmácias e lojas de produtos de limpeza.  Existe também a opção de utilizar fluidos próprios para a combustão em lareiras ecológicas, vendidos em lojas especializadas em aquecimento, denominado FLUIDO PARA LAREIRA.  Estes fluidos apresentam um alto grau de pureza, proporcionando uma chama alta e uniforme durante todo o processo de queima.  Agora que você já sabe qual o melhor álcool para garantir toda a eficiência das lareiras ecológicas, está na hora de adquirir a sua lareira para este inverno.  Na Artfire, empresa especializada em biolareiras e aquecimento ecológico, você encontra diversos modelos de lareiras ecológicas com design internacional, além da exclusiva certificação de atoxidade.  Com as lareiras da Artfire você garante um ambiente muito mais aconchegante e agradável para a sua família. Acesse nosso site e conheça a qualidade das lareiras ecológicas da Artfire.