23 de Marco de 2015 | Tendências

Saiba mais sobre o aquecimento e lareira de etanol


A lareira de etanol, também conhecida como lareira a álcool, não é mais uma novidade por aqui, já que ela está no mercado brasileiro desde 2009. No entanto, as dúvidas sobre a segurança e eficiência térmica desse tipo de lareira ainda são frequentes. 

Afinal, a lareira a álcool representou uma revolução na forma como os ambientes são aquecidos, unindo tecnologia, design e segurança em um único equipamento.

Você quer saber mais sobre a lareira a álcool? 

Confira hoje como este equipamento funciona e como ele pode aquecer o seu ambiente, criando um espaço aconchegante e agradável para toda a família. 

Conheça a lareira a álcool

A lareira a álcool, lareira de etanol — ou ainda biolareira — é uma câmara de combustão que funciona por pressão atmosférica e que aquece o ambiente por meio da convecção de ar quente, ou seja, a chama da lareira esquenta o ar, que se propaga por todo o local sem deixar uma sensação de ressecamento.  

Este tipo de lareira utiliza álcool 92,8 Inpm ou 96 GL, ou variantes, como álcool neutro e de cereais como combustível, realizando uma queima limpa, com baixa emissão de CO e CO2, e não produzindo fumaça ou eliminando odores desagradáveis e gases tóxicos no ambiente. Por esse motivo, não há necessidade de instalar chaminés no local. 

A ausência de dutos ainda evita a perda de calor no ambiente, garantindo alto rendimento térmico e um aquecimento efetivo e mais agradável.   

Além do álcool líquido, o mercado oferece fluidos para lareira que podem ser utilizados como combustível, contudo, é importante verificar se o produto é atóxico e não possui aditivos como corantes e gelificantes. 

Como a lareira a álcool funciona?

Equipamento moderno e seguro, a lareira a álcool possui um funcionamento bastante simples. Confira como manusear a lareira a álcool:

1. Para abastecer a lareira, basta verter o álcool diretamente na abertura da câmara. Se preferir, utilize um copo, jarra ou bomba de sucção.

2. Para acender o equipamento, é necessário utilizar a haste metálica que acompanha a lareira como se fosse um palito gigante. Com a haste umedecida em álcool, basta acendê-la com um isqueiro, levando a chama até a abertura da lareira. 

4. Para controlar a intensidade da combustão, basta utilizar a mesma haste metálica para ajustar a abertura do obturador. 

O aquecimento da lareira a álcool

A capacidade de aquecimento das lareiras a álcool é uma das principais dúvidas dos consumidores. Mas pode ficar tranquilo, a lareira a álcool aquece de verdade!

Alguns modelos oferecidos pelo mercado podem esquentar ambientes de até 120 m² ou mais. Já a temperatura do equipamento pode atingir 400 ºC, com chamas intensas e naturais que além de aquecer, criam uma atmosfera de relaxamento e um efeito cênico incrível. 

No entanto, vale ressaltar que para obter aquecimento efetivo com a lareira a álcool, é importante conhecer o perfil do equipamento, ou seja, sua potência, tipo de álcool, autonomia e consumo, bem como as características do ambiente onde a lareira será instalada, como tipo de revestimento do piso, área de janelas, perdas de calor, etc, em consideração com o volume de ar a ser aquecido.   

Conferir as informações fornecidas pelo fabricante do equipamento também é essencial para aproveitar ao máximo o aquecimento da lareira a álcool. 

As lareiras a álcool são bastante práticas e podem ser encontradas nos modelos embutido ou portátil, facilitando o uso nos mais diversos ambientes, como salas de estar e TV, escritórios, quartos, varandas, pergolados, quintais, etc.

Contudo, se o propósito é utilizar a lareira para ambientação de um espaço ou área externa, é importante conferir se dimensão do queimador está adequada ao projeto, considerando também as características da chama, como altura e temperatura, pois isso irá impactar na escolha dos materiais e na composição do arranjo construtivo.

Seja para ambientação ou para aquecimento efetivo, a lareira a álcool é a opção ideal, pois é um equipamento fácil de instalar e que pode ser levado para diferentes espaços (modelo portátil), garantindo um charme a mais na decoração e proporcionando um ambiente agradável e aconchegante para todos em qualquer época do ano.

Como escolher o modelo de lareira mais adequado?

Antes de determinar a potência adequada para cada projeto, é necessário considerar todas as áreas integradas. 

Para isso, a Artfire disponibiliza o campo simule seu ambiente. Com esta ferramenta, você encontra a solução ideal para o seu ambiente, basta preencher com as informações necessárias e pronto! 

Os melhores resultados de aquecimento são obtidos através de um trabalho completo de orientação técnica da empresa fornecedora da lareira

A Artfire é especialista em lareiras a álcool e possui equipamentos com Certificação de Atoxidade para aquecer e transformar o seu espaço de forma mais segura.  

Nossa equipe de especialistas está pronta para solucionar todas as suas dúvidas e ajudar na escolha do melhor modelo de lareira para as suas necessidades. 

Traga seu projeto para a Artfire e aproveite todo o conforto e a comodidade de um espaço com lareira a álcool.