07 de Marco de 2022 | Tendências

Segurança e prevenção na compra e utilização de lareiras a álcool


Com o passar do tempo, é normal que todos os equipamentos que utilizamos em nossas casas e escritórios sofram alterações em suas condições de utilização, seja por mau uso ou por desgaste natural. Veja, por exemplo, o que acontece com nossos aquecedores de água a gás. Por isso, realizar uma inspeção periódica ou revisão preventiva nestes equipamentos é tão importante.

Ainda mais no caso das lareiras a álcool, que por trabalharem sob severos regimes térmicos merecem uma atenção redobrada.  

Então, o que é o processo de revisão preventiva e quando ele deve ser realizado? Confira mais sobre este assunto no artigo.

O que é a revisão preventiva?

A revisão preventiva é uma inspeção visual realizada pelo próprio cliente, e tem como objetivo manter a vida útil e condição inicial dos componentes da lareira, visando a segurança do usuário. 

Este procedimento tem fundamento no princípio da precaução. Portanto, a necessidade da revisão preventiva não deve soar como algo alarmante para os usuários, já que é um processo normal em qualquer tipo de equipamento, e que não é nada mais que um acompanhamento visual das condições de uso do aparelho realizado pelo próprio cliente/usuário.

Contudo, vale ressaltar que este tipo de revisão é ainda mais importante em equipamentos que estão relacionados a fatores de segurança e que trabalham em regimes severos, como é o caso das lareiras a álcool. 

Quando esta revisão deve ser realizada?

No caso da lareira, a revisão preventiva deve ser realizada anualmente após o término do prazo de garantia, logo, o procedimento não é coberto pela garantia do fabricante.

É importante que o usuário observe o comportamento de sua lareira. Qualquer situação fora do usual, como empenamentos, deformações geométricas, queima irregular de combustível, mudanças abruptas no aspecto das chamas ou na coloração da peça ou presença de manchas escuras na tampa ou no reservatório, são indicativos de que o equipamento deve ser encaminhado para a manutenção junto ao fabricante. 

Muitas vezes, fatores externos são os responsáveis pelas anomalias, como instalação com técnica ou procedimentos inadequados, entrada acidental e não percebida de algum objeto pequeno dentro da câmara, entre outros. 

Caso o usuário perceba qualquer alteração, ele deve interromper imediatamente a utilização do equipamento e encaminhá-lo para o fabricante, para que sejam avaliadas as condições do equipamento e apresentado o eventual orçamento referentes aos serviços a serem realizados.

As lareiras Artfire: qualidade e segurança

A Artfire é uma empresa especializada em lareiras ecológicas e líder no mercado brasileiro de lareiras a álcool desde 2010.  

Projetadas na França e fabricadas no Brasil, as lareiras da Artfire utilizam álcool líquido 92,8º ou fluido específico e realizam uma queima limpa, sem fumaça, fuligem ou odores, eliminando a necessidade de instalações como chaminés e ramais. 

A preocupação com a segurança e prevenção de acidentes e revisão preventiva são valores primordiais que têm guiado a Artfire. Este processo apresenta várias fases:

1. Inicia com o entendimento das necessidades e condições de utilização que cada usuário terá da lareira. Um extenso atendimento técnico pré-venda é obrigatório para se determinar a potência necessária para o conforto térmico efetivo e assim determinar o melhor modelo. 

2. O detalhamento total do projeto da lareira também se faz necessário.  

3. Em seguida, apresentamos a Certificação de Atoxidade, já que as lareiras a álcool da Artfire são as únicas no Brasil a fornecer certificação válida, emitida por órgão competente e que demonstre o método utilizado e resultado objetivo.

4. Importante também ressaltar que as lareiras são fabricadas inteiramente em aço inox, sob um rigoroso controle de qualidade ISO 9000.  

5. O extenso Manual do Usuário faz parte do pacote oferecido aos clientes da Artfire. Aqui também é apresentado nosso entendimento da Revisão Preventiva e eventual Manutenção Preventiva. 

A revisão preventiva nada mais é do que um "vistoria" visual na peça a fim de controlar as condições de uso das lareiras e determinar se há necessidade de eventual remessa da peça ao fabricante.

6. Demonstração de operação segura de cada modelo para finalizar o atendimento.

O Sistema Modular Artfire

Totalmente personalizáveis, os equipamentos Artfire se adequam a diferentes espaços e propostas, já que podem apresentar comprimentos entre 25cm e dois metros, aquecendo ambientes de até 150 m². 

As chamas alaranjadas produzidas na combustão são intensas e naturais, atingindo até 40 cm de altura e criando um ambiente acolhedor e único para o espaço, seja escritório, quarto, sala ou até mesmo varandas e jardins.

A garantia Artfire

Enquanto a maioria das peças do mercado possui garantia de apenas três meses, as lareiras a álcool da Artfire possuem garantia de um ano e são produtos com qualidade comprovada, já que estão há mais de dez anos no mercado.

Todo o processo de manutenção das lareiras Artfire é realizado somente por técnicos credenciados, garantindo maior qualidade e segurança nos serviços.

Para programar a manutenção preventiva do seu equipamento é muito simples, basta consultar a data da compra, o número de série do item e o número da NFe e planejar a revisão, encaminhando para o endereço da Artfire disponível no site (clique aqui)

Realize o seu projeto de lareira a álcool com a Artfire e transforme o seu ambiente em um espaço mais aconchegante e convidativo para toda a família. 

Envie seu projeto para nossa equipe e receba um atendimento personalizado.