07 de Marco de 2022 | Tendências

Tipos de churrasqueiras: qual escolher


O churrasco faz parte da nossa cultura e está presente na rotina de muitas pessoas. Por isso, as churrasqueiras são consideradas um item indispensável nos lares brasileiros.

Afinal, quem não gosta de preparar um belo churrasco e reunir os amigos e a família em volta da mesa para uma refeição especial?

Mas apesar do churrasco ser uma tradição brasileira, há quem pense que para ter uma churrasqueira em casa é preciso de muito espaço livre e grandes reformas. 

No entanto, ambientes menores, como varandas de apartamentos e áreas gourmet, também podem se transformar no espaço da churrasqueira, basta escolher o modelo certo para cada necessidade. 

Se você está pensando em comprar uma churrasqueira, mas não sabe qual é o modelo ideal para o seu ambiente, confira as dicas que reunimos hoje!

Tipos de churrasqueira 

Quando o assunto é churrasqueira, o mercado oferece diversas opções para todas as necessidades e gostos. 

Por isso, antes de escolher a melhor churrasqueira para compor um espaço, é preciso conhecer mais sobre cada modelo. 

Afinal, estes equipamentos possuem suas particularidades e podem se diferenciar no tamanho, forma de uso, funcionamento, tipo de acendimento, etc.

Pensando nisso, selecionamos três modelos de churrasqueiras que vale a pena conhecer. Confira!

1. Churrasqueira a gás

Com um funcionamento similar ao do fogão tradicional, a churrasqueira a gás é considerada a menos prejudicial ao meio ambiente, pois produz fumaça apenas enquanto assa a carne. 

Este equipamento pode ser encontrado em diversos modelos e tamanhos, podendo ser embutido na parede, colocado sobre um balcão ou utilizado de forma semelhante a um fogão. 

A churrasqueira a gás se destaca pela praticidade no manuseio e limpeza, pela rapidez no aquecimento e por oferecer controle total durante o assamento, permitindo a regulagem da temperatura e garantindo máxima qualidade na preparação das carnes. 

O assamento por infravermelho, presente em alguns modelos de churrasqueira, melhora o sabor da carne e evita que ela fique queimada. Já as diferentes técnicas de preparação do equipamento permitem rotissar, grelhar e finalizar a carne da maneira desejada.  

O design moderno e o acabamento em inox da churrasqueira a gás conferem elegância e um toque único ao espaço. 

2. Churrasqueira elétrica

A churrasqueira elétrica é sinônimo de praticidade e eficiência, pois para usar o equipamento, basta conectá-lo na tomada e pronto! 

Neste modelo de churrasqueira, a fonte de calor está localizada na parte superior, e com proximidade e potência adequados, é possível obter uma carne perfeitamente assada.

Mas atenção: quanto maior a potência da resistência, mais calor é produzido, resultando em uma carne ainda mais saborosa.  

Algumas marcas de churrasqueira elétrica ainda possuem controle de temperatura e espetos giratórios.

3. Churrasqueira a carvão

A tradicional churrasqueira a carvão é a mais utilizada no Brasil, pois apresenta um baixo custo e remete às origens do churrasco — envolve todo o processo de colocar carvão, acender o fogo e controlar as chamas e o tempo da carne. 

Além disso, a fumaça do carvão realça o sabor defumado da carne durante o preparo. 

A churrasqueira a carvão pode ser encontrada em modelos portáteis e compactos. Algumas marcas ainda contam com dispositivos que auxiliam no controle da temperatura.  

De modo geral, a churrasqueira a carvão exige um custo menor para assar a carne quando comparada aos modelos a gás e elétricos.

Como escolher a churrasqueira ideal?

Como vimos, cada churrasqueira possui suas particularidades e vantagens. Mas com tantas opções disponíveis, como escolher o modelo ideal?

Na hora de equipar a casa com uma churrasqueira e criar um espaço aconchegante para realizar refeições com os amigos, é importante considerar uma série de fatores, como: 

  • presença de uma chaminé ou coifa e sua localização;
  • tamanho da churrasqueira;
  • quantidade de espaço disponível;
  • sistemas de controle de temperatura;
  • tipos de grelhas;
  • valor disponível para investimento.

Além destes fatores, também é fundamental considerar a fonte de calor que melhor atende às necessidades. 

Apesar do carvão ser facilmente associado às churrasqueiras, nem sempre o usuário tem tempo disponível e habilidade necessária para acender e manusear uma churrasqueira a carvão. 

Nesses casos, as opções de churrasqueira a gás ou elétrica podem se adequar melhor às necessidades do usuário, permitindo um preparo rápido sem abrir mão da qualidade e do sabor da carne. 

Escolha sua churrasqueira na Central das Lareiras 

Agora que você já conhece os principais tipos de churrasqueiras, que tal escolher o modelo ideal e começar a planejar os próximos almoços em família? 

A Central das Lareiras oferece as melhores marcas de churrasqueiras em inox para o seu ambiente. 

Nosso portfólio de produtos conta com modelos exclusivos de churrasqueiras a gás e elétricas, além de acessórios como chapas e grelhas.

Na Central, você também encontra churrasqueiras que não emitem fumaça, ideais para apartamentos e espaços que impossibilitam a instalação de chaminés ou dutos.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco e conte com o auxílio de uma equipe de especialistas para encontrar a melhor solução para as suas necessidades.