22 de Marco de 2024 | Notícias

A história do surgimento das lareiras


Desde os primórdios da civilização, o homem nutre um grande fascínio pelo fogo. Afinal, este elemento foi essencial para o desenvolvimento e evolução da humanidade. A partir das chamas, o ser humano foi capaz de realizar diferentes atividades, como cozinhar alimentos, aquecer-se, produzir tochas, iluminar sua moradia, entre outras.

Na sociedade moderna, um símbolo bastante conhecido da relação ancestral do ser humano com o fogo é a lareira. Mas você já se perguntou qual a história do surgimento das lareiras?  

Neste artigo, exploraremos a incrível história por trás da criação das lareiras, desde os primórdios até os dias atuais. Continue a leitura para saber mais! 

A história da criação das lareiras: uma linha do tempo

Como mencionamos, o fogo sempre despertou intensa curiosidade e fascínio no ser humano. A "descoberta" deste elemento foi um acontecimento de grande importância para a evolução humana, pois facilitou a realização de diversas atividades essenciais para a manutenção da sobrevivência.

Já o domínio e controle do fogo garantiram a mobilidade aos antepassados e a evolução da agricultura, hábitos essenciais para desenvolvimento de diferentes culturas e da civilização humana.

Com o avanço dos séculos, o homem foi aprendendo a dominar cada vez mais o fogo, encontrando maneiras diferentes de utilizar o elemento na vida em grupo. 

Mas, dito isso, como a descoberta do fogo se relaciona com a criação das lareiras? Confira a seguir! 

Apesar da data exata da origem das lareiras ser desconhecida, sabe-se que elas são usadas há milhares de anos, com o início registrado na Idade da Pedra, quando o fogo era feito em buracos escavados no chão.  

A partir daí, a lareira foi sendo adaptada ao longo da história, servindo como principal fonte de calor para o preparo de alimentos. Logo, em tempos antigos este artefato era considerado uma necessidade.

As primeiras lareiras eram modelos simples e bastante rústicos, formados apenas por algumas pedras empilhadas e uma pequena abertura no topo, para a saída da fumaça.

Devido a esta configuração, a queima era ineficiente, uma grande parte do calor se dissipava e a lareira produzia poluição e cinzas constantemente. 

O uso de chaminés para a canalização e eliminação da fumaça começou somente na Idade Média e, desde então, a quantidade de fumaça e sujeira produzida pela queima foram reduzidas.

A partir do século 18, a lareira ganhou novas finalidades, sendo utilizada também para enfeitar e decorar ambientes além do objetivo inicial de fornecer calor. Daí em diante, as lareiras passaram a fazer parte da rotina das pessoas e dos rituais de interação social e convivência. 

Neste contexto, reuniões em volta das chamas para degustar alimentos e bebidas se tornaram práticas cada vez mais comuns, que se perpetuaram ao longo dos séculos e estão presentes na sociedade moderna até os dias de hoje. 

No século 20, os modelos de lareiras foram simplificados, ganhando moldes de pedra ou tijolo. E com o passar dos anos, o equipamento foi evoluindo até chegar ao que conhecemos hoje: lareiras muito mais modernas, seguras e econômicas, fabricadas em diferentes materiais, tipos de acabamento, formatos e formas de funcionamento.   

A revolução tecnológica das lareiras modernas

Como você conferiu, a lareira passou por diversas adaptações e melhorias desde seu primórdio, a partir da descoberta do fogo, até os dias atuais.  

Atualmente, as lareiras representam muito mais do que apenas equipamentos de aquecimento; elas são peças icônicas de design e se tornaram objetos de desejo e elegância, tanto em ambientes residenciais quanto corporativos.  

Estes equipamentos oferecem aquecimento agradável e conforto em diversos espaços, além de eficiência energética, praticidade e segurança. 

Isso porque as lareiras modernas contam com controle de temperatura, dispositivos de segurança, controle remoto, sistemas de ventilação, dupla combustão, entre outros mecanismos que proporcionam uma experiência completa aos usuários. 

Seja para aquecer o ambiente e as pessoas em uma noite fria de inverno ou como elemento central em uma reunião com os amigos e a família, a presença de uma lareira moderna transforma o espaço, criando uma atmosfera única de aconchego, conforto e acolhimento. 

Como apresentamos neste artigo, a história do surgimento das lareiras retrata o fascínio da humanidade pelo fogo e a jornada em busca de cada vez mais praticidade e conforto para a rotina.

As lareiras mais modernas do mercado estão na Artfire! 

O prazer em observar o fogo e estar próximo dele sempre fez parte da humanidade e se mantém até hoje, porém de forma ressignificada. 

Se você deseja trazer todo o encanto e acolhimento das chamas para o seu lar, explore as opções de lareiras ecológicas da Artfire e descubra como esse moderno equipamento pode transformar o seu espaço em um verdadeiro refúgio de conforto, comodidade e estilo. 

A Artfire é líder no mercado brasileiro em lareiras ecológicas, também conhecidas como lareiras a álcool, e oferece um amplo portfólio com diferentes opções de lareiras para ambientes internos e externos

Todos os equipamentos comercializados pela Artfire são de origem nacional, possuem composição inteiramente em aço inox 304 e passam por um rigoroso controle de qualidade ISO 9000, CERTIFICAÇÃO de ATOXIDADE; garantindo peças seguras, eficientes e de alta qualidade. 

Entre em contato com a nossa equipe para conhecer mais sobre as lareiras ecológicas Artfire e aproveite ambientes especialmente projetados para o relaxamento em torno das chamas. 

Gostou de conhecer mais sobre a origem das lareiras? 

Acesse o blog da Artfire para conferir diversos outros artigos sobre estes equipamentos, além de curiosidades, dicas de uso, orientações de segurança, sugestões de projetos decorativos e muito mais! 

Acompanhe a Artfire também nas redes sociais, Instagram e Facebook, para ficar por dentro de todas as novidades da marca e conferir os lançamentos.