13 de Setembro de 2022 | Tendências

Álcool de posto pode ser utilizado na lareira ecológica?


A lareira ecológica tem se destacado como uma forma prática de aquecer ambientes com eficiência e ainda garantir um charme especial na decoração. Ela se tornou a opção favorita de quem busca mais sustentabilidade no uso deste tipo de equipamento em ambientes residenciais e comerciais.

Além de não utilizar madeira, a lareira ecológica é caracterizada por produzir chamas reais e vivas sem sujeira ou fumaça. Isso significa uma combustão mais limpa e menos prejudicial ao meio ambiente, além de eliminar a necessidade do local ter uma chaminé. 

Então, como a lareira ecológica produz suas chamas? O equipamento possui uma câmara de álcool que entra em combustão para gerar o calor. Apenas com o uso do etanol é possível acender a lareira e aquecer o ambiente. Por isso, ela também é conhecida como lareira a álcool.

Mas, será que é possível utilizar o álcool de posto na lareira ecológica? Essa é uma dúvida comum e vamos esclarecer a seguir. Continue a leitura.

Álcool de posto na lareira ecológica: pode ou não pode?

Nas lareiras ecológicas utilizadas em ambientes internos, a resposta é não. 

O combustível correto para o aquecimento e produção das chamas em lareiras internas é o álcool etílico líquido, com graduação 92,8impn ou 96GL, com qualidade reconhedida. Ele é facilmente encontrado em supermercados, farmácias e lojas de produtos de limpeza.

O álcool de cereais e o álcool neutro também podem ser utilizados, assim como um fluido próprio para combustão recomendado pelo fabricante. 

Já nas lareiras externas, o etanol automotivo é aceito. Entretanto, vale lembrar que esse tipo de álcool tem um odor desagradável ao ser queimado e pode apresentar uma pequena porcentagem de gasolina em sua composição. Então, contém elementos tóxicos ao ser inalado.

É essencial ler o manual do usuário que acompanha o equipamento para identificar o tipo de combustível aceito no modelo de lareira que você escolheu. 

E o álcool gel? 

Não! O álcool gel não deve ser utilizado na lareira ecológica. Apesar de ter sido criado para ser uma opção mais segura, o álcool gel possui uma taxa de evaporação muito baixa. 

Além disso, seu gelificante gera resíduos ao ser queimado - o que contribui para a formação de fumaça e pode danificar o equipamento. Ou seja, o álcool gel não é eficiente no aquecimento do ambiente e ainda resulta em emissões tóxicas. Entenda melhor nesse vídeo

Quantos litros de álcool usar na lareira ecológica?

Agora que você já sabe o tipo de álcool recomendado para lareiras ecológicas, deve estar se perguntando sobre a quantidade de etanol que o equipamento consome. 

Essa resposta é variável de acordo com o modelo de lareira. Em média, considerando sua potência máxima, um bom queimador utiliza 0,5 litro de álcool por hora para aquecer 35m2.

Mas, caso o combustível acabe antes do período desejado de aquecimento, lembre-se que não é recomendado abastecer a câmara de combustão quando a lareira estiver acesa ou ainda quente. Sempre aguarde a câmara esfriar - por, no mínimo, 20 minutos - antes de reabastecer.

Encontre as melhores lareiras ecológicas na Artfire

Pioneira e líder do mercado brasileiro de lareiras a álcool, a Artfire oferece um amplo portfólio de lareiras ecológicas que passam por um rigoroso controle de qualidade.

As lareiras não emitem fumaça, fuligem e odores durante o uso e contam com Certificação de Atoxidade, proporcionando maior segurança e tranquilidade para você e sua família.

Entre em contato e tenha um atendimento personalizado!