11 de Fevereiro de 2021 | Tendências

Dúvidas comuns sobre as lareiras a álcool


A lareira a álcool caiu no gosto dos brasileiros e está cada vez mais presente nos projetos arquitetônicos de casas, áreas condominiais, escritórios e até mesmo áreas externas. 

Mas apesar de sua popularidade crescente, a lareira a álcool ainda gera algumas dúvidas nos consumidores. Afinal, ela apresenta uma proposta de aquecimento totalmente diferente das tradicionais lareiras a lenha. 

Pensando nisso, reunimos as onze dúvidas mais comuns sobre as lareiras a álcool para te ajudar a entender melhor como estes equipamentos funcionam e devem ser utilizados.

Conheça a lareira a álcool

A lareira a álcool, também chamada de lareira a etanol, biolareira ou lareira ecológica, é um equipamento de aquecimento que utiliza etanol ou álcool etílico 92º como combustível, produzindo calor através de uma queima mais limpa e menos prejudicial para o meio ambiente (por isso o nome ecológica). 

O equipamento funciona como uma câmara de combustão à pressão atmosférica, com o reservatório de combustível integrado ao queimador. Dessa forma, a lareira realiza um aquecimento eficiente e confortável, com pouca perda de calor e baixíssimas emissões de poluentes.

O fator sustentabilidade da lareira a álcool, a eficiência de queima e a facilidade de uso e de instalação são apenas algumas das vantagens deste equipamento, entenda o porque:

  • o etanol ou álcool utilizado para produzir calor é renovável e não produz fumaça;
  • a eficiência  térmica é de 100% porque há perda de calor por chaminés. 
  • ao contrário da lenha, o álcool 92ºInpm é bastante fácil de ser adquirido, sendo encontrado em farmácias e supermercados por um baixo preço.
  • em termos econômicos, você investirá menos na aquisição, instalação e operação da lareira a álcool, quando comparada com sistemas com lareira aberta tradicional a lenha, lareiras elétricas ou ar condicionado.
  • o kw equivalente gerado tem menor custo que o elétrico ou  lenha.

Lareira a álcool: as principais dúvidas

Agora que você já conhece a lareira a álcool e como ela funciona, é normal que apareçam questionamentos sobre o equipamento. 

Se você está pensando em comprar uma lareira a álcool mas tem algumas dúvidas, não se preocupe!

Confira os dez principais questionamentos que selecionamos para te auxiliar na escolha da lareira certa para suas necessidades:

1.A lareira a álcool esquenta o ambiente ou é apenas para decoração?

A lareira a álcool esquenta efetivamente o ambiente através da propagação do ar quente. Além disso, a ausência de chaminés na instalação do equipamento ainda elimina a perda de calor, proporcionando um aquecimento aconchegante e agradável, sem aquele ressecamento do ar criado pelo ar condicionado. No entanto, a potência de aquecimento deve ser indicada pelo fabricante com clareza, para assim se utilizar a lareira adequada às dimensões e necessidade imposta pelo projeto arquitetônico apresentado.

2 . Posso utilizar a lareira a álcool em qualquer ambiente?

Sim. Você tem flexibilidade total. A lareira a álcool pode ser utilizada tanto em ambientes internos, como quarto, sala e escritório, quanto em áreas externas, como churrasqueira, piscina, varanda, sacadas, etc. Afinal, existem modelos portáteis deste equipamento.

É muito importante que você entenda que, apesar de toda a liberdade de criação no conceito do projeto da lareira, a chama atinge 400ºC e impacta  termicamente todo os materiais utilizados no entorno dela - consulte um especialista a fim de orientar o detalhamento do seu projeto.

3.Posso utilizar o álcool/etanol vendido nos postos de gasolina? E álcool em gel?

Não. O etanol vendido nos postos de gasolina possui substâncias residuais do petróleo que podem emitir poluentes prejudiciais à saúde durante a combustão. Já o álcool em gel não irá queimar da forma mais adequada nem propiciará chamas altas e naturais, deixando resíduos no interior do equipamento. 

O mais indicado é utilizar o álcool líquido 92ºInpm ou 96°GL, álcool de cereais, alcool neutro; todos encontrados em supermercados, farmácias e lojas de produtos de limpeza. Ainda, em muitas cidades do Brasil você poderá receber o fluído para lareira em casa.

4.Qual a autonomia da lareira á álcool?

Normalmente, uma boa lareira ecológica tem autonomia mínima de 4 horas, em sua potência máxima. No entanto, a autonomia da lareira irá depender da regulagem da potência da combustão, podendo atingir, quando regulada em suas menores potências, até 10/12 horas de autonomia.

5.Como acender a lareira a álcool?

O acendimento da lareira a álcool é prático e seguro: basta umedecer a haste metálica no álcool e acendê-la com o isqueiro. Esta haste será utilizada como um palito gigante para acender a chama. 

Os acessórios para realizar o acendimento do equipamento devem acompanhar a lareira no momento da compra.

Observe que as lareiras a álcool que contém filamentos cerâmicos internos podem apresentar risco na operação de acendimento, causado pela distribuição irregular do carburante.

6.O ambiente pode estar totalmente fechado durante o uso da lareira?

Sim, desde que ele não seja hermético. 

Considerando que nossos sistemas construtivos de edificações permitem a troca do ar dos ambientes por frestas de portas, janelas, painéis de fechamento e redes elétricas; e considerando as baixíssimas emissões de CO e CO2 das lareiras de qualidade e que apresentem a devida Certificação de Atoxidade;  a lareira a álcool, mesmo consumindo oxigênio do ar para “alimentar” a chama, não representa perigo à saúde dos usuários. 

7.A queima do álcool emite gases prejudiciais à saúde?

Sim. Durante a combustão do álcool, é consumido oxigênio, é gerado vapor de água, monóxido e dióxido de carbono. Atente-se em  em verificar com o fabricante da lareira a álcool se ela apresenta documentação técnica que comprove as baixas emissões deste componentes tóxicos. 

7.Preciso fazer uma chaminé?

Não. A lareira a álcool não libera fumaça ou fuligem. Sendo atóxica, não é necessário instalar uma chaminé ou duto de exaustão no ambiente. Também não é necessário a implantação de rede elétrica ou de abastecimento, já que seu reservatório é integrado à lareira ecológica.  Esta característica permite que o equipamento seja embutido em móveis ou paredes e utilizado até mesmo no centro do cômodo, em mesas ou arranjos decorativos diversos.  

8.A lareira a álcool ocupa muito espaço?

Depende. Existem lareiras maiores, ideais para aquecer ambientes mais amplos, e modelos pequenos que podem ser transportados para diferentes espaços. 

O tamanho da lareira e o espaço que ela irá ocupar vão variar conforme a necessidade de aquecimento de cada usuário.  

9.Preciso fazer uma grande reforma para instalar a lareira?

Não. As lareiras a álcool não necessitam de uma grande reforma e quebra-quebra no cômodo. Os modelos embutidos podem ser utilizados dentro de móveis, paredes ou até mesmo pisos, através de uma instalação simples e rápida.

Já a lareira a álcool portátil pode ser movimentada pelo cômodo, sendo colocada em cima de mesas, pias, bancadas, etc.  

10.Posso utilizar a lareira a álcool em qualquer ambiente?

Sim. Você tem flexibilidade total. A lareira a álcool pode ser utilizada tanto em ambientes internos, como quarto, sala e escritório, quanto em áreas externas, como churrasqueira, piscina, varanda, sacadas, etc. Afinal, existem modelos portáteis deste equipamento.

Onde comprar lareira a álcool 

Após solucionar as suas principais dúvidas acerca da lareira a álcool, é hora de contar com o parceiro mais adequado para realizar a compra do equipamento. 

A Artfire é especialista em lareiras a álcool, e oferece produtos projetados na França e únicos no Brasil com certificação de atoxidade. 

As biolareiras da Artfire não geram fumaça, fuligem ou odores e são fabricadas em aço inox de alta qualidade e acabamento; e é única empresa brasileira a apresentar Certificação de Atoxidade válida, porque emitida por órgão de reconhecida competência. 

Entre em contato com os especialistas da Artfire para um atendimento personalizado e confira as diversas opções de lareiras a álcool para o seu ambiente. Estamos prontos para te atender!