02 de Julho de 2021 | Tendências

Lareiras ecológicas: projetando eficiência e design


Moderna, prática e elegante, a lareira ecológica tem se tornado um item cada vez mais frequente nos projetos de arquitetura e design de interiores. Afinal, este modelo de lareira pode ser facilmente incorporado ao ambiente, oferecendo diversas vantagens aos usuários.

Um cômodo equipado com lareira ecológica se torna um espaço único na casa, pois reúne todo o charme, o aconchego e a elegância que somente as chamas podem transmitir.

No entanto, na hora de incorporar a lareira ecológica aos projetos arquitetônicos, o profissional responsável deve avaliar uma série de fatores para garantir o máximo de eficiência de consumo sem abrir mão da segurança e de um visual atraente e elegante.

Confira como as lareiras ecológicas podem ser utilizadas para compor espaços confortáveis, modernos e únicos.

Um pouco sobre a lareira ecológica

Também conhecida como biolareira ou lareira a álcool, a lareira ecológica é um equipamento de aquecimento que utiliza álcool 92,8 Inpm ou 96 GL como combustível, produzindo calor de forma limpa e menos prejudicial ao meio ambiente.Basicamente, a lareira ecológica é uma câmara de combustão que funciona por pressão atmosférica, equipada com um reservatório de combustível integrado ao queimador.

A facilidade de manuseio desta lareira — pode ser ligada e desligada a qualquer momento — faz dela uma opção muito mais eficiente do que as tradicionais lareiras a lenha.

A lareira ecológica ainda é ideal para cômodos de diferentes dimensões, pois transmite calor através da propagação do ar quente, aquecendo o ambiente de forma agradável e aconchegante, sem aquela sensação de ressecamento do ar.

Por não produzir fumaça e nem liberar gases tóxicos durante a combustão, a lareira ecológica não demanda a instalação de chaminés ou dutos, reduzindo assim a perda de calor no ambiente e intensificando a eficiência do aquecimento.

Mas para acertar na escolha da lareira ecológica ideal para as necessidades do projeto e dimensões do espaço, é necessário consultar a potência de aquecimento do aparelho indicada pelo próprio fabricante.

A lareira ecológica em projetos de arquitetura

O uso da lareira ecológica em projetos de arquitetura e design de interiores é cada vez mais comum, pois este equipamento é extremamente versátil e pode ser adaptado tanto para ambientes internos quanto externos.

A ausência de chaminés ou dutos para fumaça reduz consideravelmente o impacto da lareira nos projetos arquitetônicos, permitindo que o modelo embutido da lareira seja instalado nos mais diversos locais sem a necessidade de grandes reformas e quebra-quebra.

Já a lareira ecológica portátil pode ser deslocada para diversos ambientes, sendo utilizada até mesmo em cima de móveis, como mesas de centro, cômodas e bancadas.

De modo geral, a lareira ecológica permite liberdade total ao arquiteto ou projetista, já que o equipamento pode ser incorporado ao ambiente de diversas maneiras possíveis conforme o desejo do cliente.

Portanto, na hora de projetar um ambiente com lareira ecológica vale ousar no design e propor soluções inovadoras para construir um espaço aconchegante, atraente e confortável para todos os usuários.

O mercado oferece hoje diversas opções de lareiras ecológicas portáteis e embutidas para compor diferentes projetos de arquitetura e design de interiores. Existem desde modelos mais compactos para espaços menores até equipamentos maiores para aquecer ambientes mais amplos.

Normalmente, a lareira embutida é instalada direto na parede, criando um visual mais rústico, ou em nichos revestidos com pedra, mármore e placas de concreto (cimentícios), transmitindo modernidade e elegância.

Mas atenção: apesar de proporcionar um aquecimento agradável em ambientes internos, a lareira ecológica pode não apresentar o mesmo desempenho térmico em áreas externas, já que o ar quente gerado na combustão se dissipa rapidamente quando não há obstáculos.

Portanto, em áreas ao ar livre, como jardins, varandas e pergolados, a lareira ecológica assume um interessante papel decorativo, no qual as chamas produzem um efeito cênico natural e agradável para um fim de tarde na companhia de família e amigos.

Faça o seu projeto de lareira com a Artfire!

Como mencionamos, existem diversos aspectos que podem influenciar na eficiência da lareira ecológica e na segurança de uso, por isso, é fundamental contar com um profissional capacitado para realizar o projeto da área da lareira.

Além de levar em conta a personalidade do cliente e a decoração do espaço, um bom projeto de lareira deve respeitar as limitações ao calor de cada material utilizado e considerar a dilatação do metal para evitar rachaduras no acabamento.

Somente um profissional capacitado será capaz de analisar estas questões e orientar quanto às proteções térmicas mais adequadas para garantir maior segurança no ambiente.

A Artfire é especialista em lareiras ecológicas e conta com uma equipe de profissionais capacitados para solucionar todas as suas dúvidas sobre aquecimento a álcool e projetos para lareiras.

Com a Artfire você elabora o projeto de lareira ecológica mais adequado para garantir eficiência térmica e criar um espaço confortável e acolhedor com um design exclusivo!

Envie seu projeto para a Artfire, conheça nossos produtos e conte com nossa orientação técnica gratuita para encontrar as melhores soluções em lareiras ecológicas para diversos ambientes.