19 de Janeiro de 2024 | Tendências

Sustentabilidade no Design de Interiores: o papel das lareiras ecológicas


A sustentabilidade ressoa por todas as esferas, assumindo um papel central também no Design de Interiores. Ela abrange estratégias holísticas, como otimizar a construção para maximizar luz e ventilação naturais, por exemplo.

A incorporação de tecnologia inteligente, com sistemas automatizados para controle de iluminação e temperatura, exemplifica como a modernidade pode coexistir com a responsabilidade ecológica. Essa integração simboliza nosso compromisso com um futuro sustentável.

Este artigo explora a integração da sustentabilidade no design de interiores, destacando inovações como as lareiras a álcool, uma escolha inovadora que combina estilo e consciência ecológica.

Design Biofílico: natureza no centro do Design de Interiores

Um destaque nessa tendência é o Design Biofílico, que visa fortalecer a conexão entre seres humanos e a natureza. Essa abordagem incorpora elementos naturais, como plantas e luz solar, na arquitetura e decoração, potencializando o bem-estar e criando uma conexão mais íntima com o ambiente natural. 

Jardins internos, paredes vivas, e a utilização estratégica da luz natural são mais do que meros adornos; eles melhoram a qualidade do ar, reduzem o estresse e criam uma harmonia palpável entre o interior construído e o mundo natural lá fora. A transição suave entre ambientes internos e externos, por exemplo, através de pátios ou grandes janelas que oferecem vistas desimpedidas, exemplifica esse conceito.

As lareiras ecológicas se encaixam perfeitamente nesse cenário, servindo como elementos que reforçam essa conexão com a natureza no Design de Interiores. Elas proporcionam uma experiência sensorial completa, incluindo calor, o som suave da queima do álcool e um aroma aconchegante, estabelecendo uma conexão profunda com o ambiente ao redor.

Lareiras Ecológicas: sustentabilidade e conforto

lareira ecológica

As lareiras ecológicas emergem como uma evolução na busca por soluções ainda mais sustentáveis. Há opções em vários formatos, podendo ser embutidas ou portáteis, tornando-as uma excelente opção para quem mora em apartamentos ou deseja evitar a fumaça e fuligem gerada pelas lareiras tradicionais. Esta flexibilidade permite que sejam utilizadas para dividir ambientes ou como elementos de destaque em qualquer cômodo.

Os pellets, usados como combustível, são pequenos grânulos compactados a partir de resíduos de madeira, uma fonte de energia renovável e eficiente. Ao optar por combustíveis como pellets de madeira ou bioetanol — usado nas lareiras a álcool —, escolhemos caminhos que reduzem significativamente a pegada de carbono em comparação com a queima de lenha tradicional.

Leia também: Lareiras ecológicas em projetos de arquitetura.

Lareiras a álcool

lareiras a álcool

As lareiras a álcool utilizam bioetanol, obtido de fontes renováveis como cana-de-açúcar e milho.

Com alta eficiência térmica, quase 100% do calor gerado pelo bioetanol é aproveitado, minimizando o desperdício de energia. Além disso, as lareiras a álcool se adaptam a uma variedade de estilos de design e são de fácil instalação, sem necessidade de chaminés.

Vantagens das lareiras a álcool:

  • Baixo Impacto Ambiental: O bioetanol utilizado nas lareiras a álcool é uma fonte de energia renovável, obtido de fontes como cana-de-açúcar e milho e sua queima não libera resíduos tóxicos. Isso faz com que elas sejam uma opção mais limpa e ecológica em comparação com a queima de lenha ou carvão.
  • Eficiência e Conforto: Essas lareiras transmitem calor através da propagação de ar quente, não provocando ressecamento do ar, ao contrário de outros equipamentos de aquecimento. Além disso, é de fácil instalação, não requerem chaminés nem sistemas de ventilação complexos.
  • Segurança: Também oferecem menor risco de incêndios, ideal para ambientes residenciais e comerciais. As lareiras a álcool não emitem fumaça, cinzas ou odores desagradáveis, sendo uma opção mais limpa e prática em comparação com as lareiras tradicionais​.

Ao adotar essas soluções inovadoras, designers e proprietários estão não apenas criando ambientes esteticamente agradáveis, mas também cultivando um compromisso profundo com a sustentabilidade e a preservação do nosso planeta.

A Artfire se dedica a fornecer insights e soluções que enriquecem seu espaço com calor, beleza e práticas sustentáveis. Suas lareiras são projetadas segundo indicação das normas LEEDS, e é totalmente fabricada em material único - inox 304, facilitando assim sua reciclagem total.

Para mais conteúdos exclusivos sobre decoração de ambientes e uso de lareiras ecológicas em projetos de aquecimento internos e externos, visite nosso blog.

Acompanhe-nos também nas redes sociais Instagram e Facebook, e fique por dentro de todas as novidades da Artfire.