11 de Setembro de 2020 | Tendências

Por que escolher as lareiras a álcool?


As lareiras a álcool, também chamadas de lareiras ecológicas, já foram destaque em nosso blog. Em artigos anteriores, você descobriu mais sobre a lareira a álcool e como ela pode ser utilizada nos ambientes. Hoje, este modelo de lareira volta a ser assunto por aqui. Descubra porquê escolher as lareiras a álcool para a sua casa ou ambiente profissional. 

As lareiras a álcool

Como o nome já indica, as lareiras a álcool utilizam álcool fluido para lareiras, álcool etílico 92º ou etanol como combustível para gerar um aquecimento eficiente, com pouca perda de calor e gerando baixíssimas emissões. Funcionando de maneira autônoma e por até quatro horas, a lareira a álcool pode ser utilizada em qualquer ambiente, pois não necessita de grandes reformas e instalações de chaminés. O usuário pode optar ainda por embutir a lareira em móveis, no chão ou na parede, ou utilizar o modelo portátil que se adapta a espaços, sejam internos ou externos. A lareira a álcool aquece o ambiente através da propagação do ar quente. E por não haver necessidade de dutos e chaminés, a perda de calor no ambiente é nula.     Dessa forma, pode-se dizer que as lareiras a álcool proporcionam um aquecimento com quase 100% de rendimento térmico, contra apenas 10/15% das lareiras abertas convencionais, seja a lenha ou seja a gás.  Contudo, é importante ressaltar que as chamas resultantes da combustão dos queimadores a álcool atingem 350/400ºC, afetando assim todos os materiais do seu entorno. Consulte o suporte técnico do fabricante da lareira ou autor do projeto, afim de verificar a adequação dos materiais a serem utilizados na lareira ou arranjo decorativo. 

Por que investir em uma lareira a álcool?

As lareiras a álcool se destacam no mercado por apresentarem diversos benefícios e facilidades aos usuários.  Dentre as principais características deste modelo, podemos citar: 
  • menor custo de instalação;
  • da total liberdade ao projetista na concepção do seu projeto;
  • design moderno;
  • liberdade de instalação - não precisa de chaminé ou ramais de alimentação;
  • aquecimento efetivo e conforto térmico quando perfeitamente dimensionadas - consulte especialistas;
  • segurança no manuseio;
  • chama verdadeira;
  • fornece energia barata;
  • alto rendimento térmico - 100%;
  • facilidade e praticidade de utilização;
  • atóxico, se fabricante apresentar certificação válida;
  • produto ecológico e sustentável;
  • não requer manutenção;
  • e muito mais!
Se você ainda tem dúvidas sobre a eficiência da lareira a álcool, confira algumas vantagens que este modelo oferece para os usuários:

1.Facilidade de acendimento e desligamento

Quando comparada à tradicional lareira a lenha, o modelo de lareira a álcool proporciona muito mais facilidade de acendimento e desligamento.  Para utilizar o equipamento, basta despejar o álcool diretamente na abertura da câmara e utilizar um isqueiro com haste metálica para acender as chamas.  Já para apagar o fogo, ou encerrar a combustão, o usuário só precisa fechar a abertura do queimador com a própria tampa que acompanha o produto. Muito fácil, não é mesmo?

2. Limpeza

Não se preocupe com fuligem, fumaça ou cinzas. As melhores lareiras ecológicas são fabricadas em inox e, ao término da operação, estão prontas para serem reutilizadas.

3. Liberdade na decoração

Devido ao seu design moderno, a lareira a álcool pode compor praticamente qualquer ambiente de maneira adequada e elegante, sem interferir ou prejudicar a decoração já existente. Os modelos podem apresentar acabamento em vidro, madeira, mármore, ferro, pedra, aço inox e diversos outros materiais que complementam o espaço sem alterar sua proposta inicial e personalidade.

3.Não elimina fumaças nem odores

Ao contrário da lareira a lenha, que produz fumaça e elimina o cheiro característico da queima, a lareira a álcool não gera poluentes no ambiente. Por isso, este modelo é o mais indicado para casas e apartamentos.  Enquanto a lareira está acesa, não há eliminação alguma de odores. E quando a chama é apagada ou em seu final de uso, um pequeno cheiro surge no ambiente, contudo, o odor é rapidamente dissipado.

4.Maior conforto e aconchego 

As lareiras a álcool são ótimas opções quando se trata de aquecer o ambiente e deixá-lo mais confortável.  O calor agradável produzido por estas lareiras é capaz de aquecer até mesmo cômodos maiores de maneira uniforme e constante, garantindo aconchego e conforto térmico durante os dias mais gelados. Mas lembre-se: a capacidade de aquecimento da lareira vai depender da potência do modelo escolhido. Por isso, na hora de escolher o seu, considere o tamanho das áreas integradas e a finalidade da lareira (aquecimento ou apenas decoração).

5.Eco-friendly

Como já citamos, a lareira a álcool também é chamada de lareira ecológica, pois ela não utiliza lenha ou combustíveis derivados do petróleo para funcionar. A queima do álcool, que é uma fonte renovável de energia, não produz resíduos tóxicos ou  prejudiciais ao meio ambiente e à saúde das pessoas.  Dessa forma, a lareira a álcool é ideal para ser utilizada em ambientes residenciais ou comerciais, sejam em espaços públicos ou privados. 

As lareiras a álcool da Artfire

Gostou das vantagens que só a lareira a álcool oferece para o seus ambientes?  Se você quer aproveitar estes e muitos outros benefícios da lareira a álcool, adquira já a sua na Artfire Líder no mercado brasileiro de lareiras a álcool, a Artfire Biolareiras possui onze anos de tradição e experiência na área. Somos a única empresa brasileira que oferece dois anos de garantia e certificação de atoxidade. Nossas lareiras são de alta qualidade e não emitem fumaças, fuligem ou odores, por isso, não demandam a instalação de chaminés ou tubulações. Na Artfire você encontra diversas opções de lareiras a álcool completas para o seu ambiente. E o melhor de tudo: você ainda conta com orientação técnica totalmente gratuita Entre em contato com nossa equipe e escolha o modelo que melhor atende às suas necessidades.