28 de Julho de 2022 | Tendências

10 respostas para as dúvidas mais comuns sobre lareiras ecológicas


A lareira ecológica é uma tendência que conquista cada vez mais adeptos, especialmente as pessoas que buscam praticidade, elegância e sustentabilidade na decoração. Também conhecida como lareira a álcool ou biolareira, o equipamento é utilizado para o aquecimento de ambientes residenciais e comerciais. 

Além de não utilizarem madeira, as lareiras ecológicas são caracterizadas por produzir chamas reais e vivas sem sujeira ou fumaça, o que significa uma combustão limpa e menos prejudicial para o meio ambiente. 

Outra vantagem é a versatilidade na decoração, já que a fácil instalação permite seu uso em salas, escritórios, quartos e áreas externas, sem a necessidade de reforma ou alterações estruturais. Apesar de tantos benefícios, muitas pessoas ainda têm algumas dúvidas sobre esse tipo de lareira na hora de escolher um modelo favorito. 

Para auxiliar na escolha, preparamos um guia rápido com as respostas para as 10 perguntas mais comuns sobre lareiras ecológicas. Confira a seguir!

Quais as dúvidas mais comuns sobre lareiras ecológicas?

1) Onde utilizar uma lareira ecológica?

A lareira ecológica pode ser utilizada em ambientes internos, como salas de estar, salas de jantar, quartos, escritórios, lojas, showrooms, entre outros. 

Ambientes externos, como varandas e jardins, também podem receber esse tipo de lareira. Caso o equipamento fique em uma área completamente aberta - sujeita a chuva, por exemplo - recomenda-se a utilização de uma tampa externa (sobretampa), para evitar o esvaziamento do reservatório com o eventual acúmulo de chuva. 

Também vale lembrar que os ambientes externos exigem a utilização de lareiras sem mantas cerâmicas, pois elas absorvem a água e impedem a combustão.

2) Precisa ter chaminé?

Como não emanam fumaça, as lareiras ecológicas não exigem o uso de uma chaminé e nem dutos de exaustão. Por isso, são uma opção considerada bastante versátil para quem deseja ter uma em casa, mas não quer liderar com uma reforma. 

3) Qual é o combustível utilizado na lareira ecológica?

Para o aquecimento e produção das chamas, as lareiras ecológicas são abastecidas com qualquer tipo de álcool etílico, com graduação 92,8impn ou 96GL.  Também pode-se utilizar o álcool de cereais ou neutros. 

Nas lareiras externas, o etanol automotivo é aceito. Sempre leia atentamente o manual do usuário para se atentar ao tipo de combustível aceito no modelo de lareira que você escolher.

4) Pode usar álcool gel na lareira ecológica?

Não! O álcool gel não deve ser utilizado na lareira ecológica. Entenda o porquê neste vídeo explicativo

5) Qual é o nível de consumo de uma lareira ecológica?

O consumo de uma lareira ecológica é variável. Um bom queimador, em média, queima 0,5 litro para aquecer 35m2 - em sua máxima potência, ou seja com sua regulação na posição de abertura máxima. 

É importante destacar que não é recomendado abastecer a câmara de combustão quando a lareira estiver acesa. Sempre aguarde a câmara de combustão resfriar no mínimo 20 minutos antes de reabastecer.

6) Quais áreas podem ser aquecidas com esse tipo de lareira?

Já citamos que as lareiras ecológicas podem ser utilizadas em ambientes internos e externos. Mas, agora vamos especificar sobre a área coberta, que dependerá do tamanho do queimador utilizado.

Outra opção - caso o aquecimento precise ser intensificado - é utilizar mais de um queimador no mesmo ambiente. Como ramais de energia elétrica ou de gás não são necessários para a sua instalação, pode-se usufruir de total liberdade na concepção do projeto.

7) Como acender e apagar lareiras ecológicas?

A lareira ecológica atrai muitos adeptos justamente pela facilidade no seu acendimento. Para utilizar o equipamento, basta seguir alguns passos simples: 

  • Colocar a quantidade adequada de álcool no reservatório, respeitando a capacidade máxima indicada;
  • Umedecer a ponta da haste metálica no álcool e acendê-la com um isqueiro (a haste funciona como um palito gigante);
  • Levar a haste até o reservatório, acendendo a lareira. 

Para "desligar" a lareira, basta fechar a tampa sobre o queimador ou esperar até que o fogo se apague até o consumo total do combustível no reservatório. 

Bastante simples, não é mesmo? De qualquer forma, todos os modelos são acompanhados de um manual que também contém as instruções sobre o uso do equipamento.

8) Como é feita a limpeza e manutenção da lareira?

A limpeza das lareiras ecológicas deve ser feita com pano seco, de forma periódica para evitar o acúmulo de resíduos. 

É fundamental lembrar de não utilizar produtos químicos e abrasivos nas lareiras e nos queimadores, pois eles podem danificar os equipamentos de forma permanente. 

9) É seguro utilizar a lareira ecológica para aquecer os ambientes?

Se as recomendações dos fabricantes forem seguidas, o uso da lareira ecológica é seguro. 

Mas é fundamental escolher o seu modelo em uma empresa que preze pela segurança e prevenção - um compromisso que tem início já na compra, com a apresentação de informações técnicas detalhadas, demonstração de uso do produto e entrega do manual do usuário. 

Também é importante lembrar que, como qualquer outro equipamento, a lareira ecológica pode sofrer alterações em suas condições de uso, seja por mal uso ou desgaste natural. 

Por isso, uma revisão preventiva deve ser realizada de forma periódica após o término da garantia. Também se faz necessário observar alguns sinais de que algo está errado, como queima irregular do combustível, falta de estanqueidade ou de planicidade, presença de manchas escuras na tampa ou reservatório.

Se isso acontecer, deve-se parar de usar a lareira e contatar o fabricante para uma avaliação completa. 

10) Onde encontrar lareiras ecológicas?

Existem muitas opções de empresas que fornecem lareiras ecológicas atualmente. Mas, para ter a garantia de obter um produto de qualidade, com real potência de aquecimento e segurança comprovada, a escolha de uma empresa referência neste mercado se torna primordial. 

Pioneira em lareiras ecológicas no Brasil, a Artfire oferece produtos de alta qualidade e em diferentes configurações para atender as mais diversas demandas do público. Atualmente, a empresa conta com lareiras de até 190 cm de comprimento!

Os profissionais da Artfire são especializados em soluções de aquecimento e desenvolvem os projetos mais adequados para a necessidade de cada cliente.

A equipe analisa cada ambiente de forma única, apresentando soluções exclusivas que se adequam à personalidade do usuário e à decoração do espaço, sem abrir mão da segurança necessária para a instalação e o uso das lareiras ecológicas. 

Além disso, a empresa oferece o sistema modular Artfire, no qual é possível personalizar o projeto da lareira, escolhendo o tamanho da área de aquecimento. Os equipamentos podem apresentar comprimentos entre 25 cm e dois metros de altura, aquecendo ambientes de até 150 m².   

Já as chamas produzidas durante a combustão podem atingir até 40 cm de altura, criando um efeito cênico sem igual e transmitindo uma sensação de aconchego para todos os usuários.

Com o auxílio da Artfire, você transforma o seu projeto de lareira em realidade. Clique aqui e tenha um atendimento personalizado!