29 de Marco de 2022 | Tendências

Lareira ecológica é opção elegante e agrega sustentabilidade à decoração


Quando falamos em lareiras, a maioria das pessoas logo imagina aquela imagem tradicional com chaminé, fuligem e muita fumaça. Mas, uma tendência crescente nos últimos anos vai no caminho contrário deste pensamento: a lareira ecológica.

Também conhecida como lareira à álcool ou biolareira, essa é uma opção que surpreende com diversos benefícios, inclusive se considerarmos a sustentabilidade. Pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos. 

Vamos conhecer mais detalhes do modelo e como ele reduz o impacto ambiental? 

Por que escolher uma lareira ecológica?

Uma das funções mais conhecidas da lareira ecológica é manter o conforto térmico e trazer bem-estar aos ambientes nos dias mais frios. Mas, outra faceta interessante deste modelo é o seu papel original na decoração! 

Existem inúmeros tipos de lareiras ecológicas que agregam um charme ainda mais especial a salas, quartos, varandas, banheiros e outros espaços com seu design contemporâneo. 

Além de lindas e sustentáveis, esse tipo de lareira também é uma opção bem mais prática, tanto na instalação, quanto no uso e manutenção. 

Como funciona uma lareira ecológica?

Diferente das lareiras que utilizam lenha, a lareira ecológica aquece o ambiente com o etanol, álcool 92% ou fluídos para lareiras - que não gera fumaça, fuligem e nem qualquer outro tipo de substância que possa prejudicar o meio ambiente. 

Ou seja, também não precisam de chaminé, o que facilita bastante a instalação em qualquer tipo de projeto arquitetônico. É possível encontrar lareiras ecológicas embutidas e também portáteis

Sua estrutura é formada pela câmara de combustão, que possui um reservatório de álcool e uma abertura para controlar a intensidade das chamas. O acendimento é realizado de forma totalmente segura, com uma haste metálica de manuseio simples. 

Veja mais detalhes sobre o funcionamento da lareira ecológica:

  • Pode aquecer áreas de 10 a 150 m²;
  • Temperatura das chamas chega ao patamar de 400 °C;
  • Seu tempo de autonomia é de até 5 horas;
  • O ambiente fica aquecido dentro de 10 a 15 minutos;
  • Dispensa o uso de chaminés;
  • Para apagar, basta esperar o fogo se extinguir de forma natural ou fechar a tampa sobre o queimador;
  • Possui manutenção bem prática e um pano seco é suficiente para a limpeza. 

Porque a lareira ecológica é uma aliada da sustentabilidade?

Como apontamos no início do artigo, a lareira ecológica utiliza álcool para gerar calor. Esse é um tipo de combustível renovável e limpo, ou seja, libera menos gás carbônico e não gera substâncias poluentes para o meio ambiente. 

Mas não é apenas por isso que a lareira a álcool é considerada uma opção ecológica. Outro benefício do modelo é que não utiliza nenhum tipo de madeira e nem energia elétrica para aquecer o ambiente. 

Com isso, a lareira a álcool também não deixa resíduos ou sujeiras. Também é um atrativo para quem busca opções sem cheiro e que não ressequem o ar enquanto estão acesas. 

Confira mais vantagens de investir na lareira a álcool

  • Diversos tamanhos e formas: a lareira sustentável também é versátil, já que há modelos de todos os tipos e tamanhos - embutidos ou portáteis. 
  • Aliada da decoração: sua versatilidade também alcança o design! É possível encontrar modelos modernos ou rústicos, que complementam uma ampla gama de projetos;
  • É mais prática: fácil de instalar em qualquer ambiente, inclusive externos. Sem preocupação com cinzas e/ou fumaça, além de não precisar de reforma para a sua instalação. 
  • Também é mais econômica: como dispensa o uso de eletricidade e possui manutenção simples, a lareira ecológica também contribui com o seu bolso. 

Gostou da lareira sustentável? Quer escolher um modelo para o seu projeto?

Pioneira e líder do mercado brasileiro de lareiras a álcool, a Artfire oferece um amplo portfólio de lareiras ecológicas que passam por um rigoroso controle de qualidade ISO 9000. 

Além de dispensarem manutenção, os equipamentos têm garantia total de dois anos. Para facilitar a sua escolha, a empresa oferece uma área exclusiva em seu site onde profissionais podem simular o projeto e encontrar um modelo de lareira ideal para o ambiente. 

Clique aqui para saber mais e fazer a sua simulação!