29 de Marco de 2022 | Tendências

Lareira ecológica é opção elegante e agrega sustentabilidade à decoração


Quando falamos em lareiras, a maioria das pessoas logo imagina aquela imagem tradicional com chaminé, fuligem e muita fumaça. Mas uma tendência cada vez mais popular desafia esse modelo tradicional: a lareira ecológica.

Também conhecida como lareira à álcool ou biolareira, essa é uma opção que surpreende com diversos benefícios, inclusive se considerarmos a sustentabilidade. Pode ser instalada em ambientes internos e externos, com total segurança e praticidade.

Vamos conhecer mais detalhes do modelo e como ele reduz o impacto ambiental?

Por que escolher uma lareira ecológica?

Uma das funções mais conhecidas da lareira ecológica é manter o conforto térmico e trazer bem-estar aos ambientes nos dias mais frios. Além disso, seu design contemporâneo transforma a lareira ecológica em um verdadeiro destaque decorativo.

Existem inúmeros modelos de lareiras ecológicas que agregam charme e sofisticação a salas, quartos, varandas, banheiros e outros espaços, com visual moderno ou rústico.

Além de esteticamente atraentes e sustentáveis, as lareiras ecológicas são muito mais práticas, tanto na instalação quanto no uso e manutenção. 

Como funciona uma lareira ecológica?

Diferente das lareiras que utilizam lenha, a lareira ecológica aquece o ambiente com etanol, álcool 92% ou fluídos próprios — combustíveis que não geram fumaça, fuligem nem resíduos poluentes.

Ou seja, não exigem chaminé, o que facilita sua instalação em qualquer tipo de projeto arquitetônico. É possível encontrar lareiras ecológicas embutidas e também portáteis.

A estrutura da lareira ecológica conta com uma câmara de combustão equipada com reservatório de álcool e uma abertura para controlar a intensidade das chamas. O acendimento é feito com total segurança, utilizando uma haste metálica de manuseio simples.

Veja mais detalhes sobre o funcionamento da lareira ecológica:

  • Pode aquecer áreas de 10 a 150 m²;

  • Temperatura das chamas chega a 400 °C;

  • Autonomia de até 5 horas;

  • O ambiente fica aquecido em 10 a 15 minutos;

  • Dispensa o uso de chaminés;

  • Para apagar, basta esperar o fogo se extinguir naturalmente ou fechar a tampa sobre o queimador;

  • Manutenção prática — um pano seco é suficiente para a limpeza.

Porque a lareira ecológica é uma aliada da sustentabilidade?

Como apontamos no início do artigo, a lareira ecológica utiliza álcool para gerar calor. Esse é um combustível limpo e renovável, que libera menos gás carbônico e não gera resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

Mas não é só por isso que a lareira a álcool é considerada uma opção sustentável. Ela também não consome energia elétrica nem utiliza madeira, reduzindo o impacto ambiental do aquecimento.

Além disso, não gera sujeira, não emite cheiro e não resseca o ar — características ideais para quem busca conforto e praticidade.

Vantagens de investir na lareira a álcool

  • Variedade de tamanhos e modelos: as lareiras ecológicas são extremamente versáteis, com versões embutidas ou portáteis para diferentes espaços;

  • Aliada da decoração: disponíveis em estilos modernos ou rústicos, se adaptam a diversos projetos de interiores;

  • Fácil instalação: podem ser colocadas em qualquer ambiente, até mesmo em áreas externas, sem necessidade de reformas ou obras;

  • Mais econômica: sem uso de eletricidade e com manutenção simples, a lareira ecológica ajuda a reduzir custos no longo prazo.

Quer transformar seu ambiente com uma lareira ecológica? Escolha o modelo ideal para o seu projeto agora mesmo!

Pioneira e líder no mercado brasileiro de lareiras a álcool, a Artfire oferece um amplo portfólio de modelos ecológicos com certificação ISO 9000.

Os equipamentos têm garantia total de dois anos e não exigem manutenção complexa. No site da marca, você encontra uma área exclusiva para profissionais simularem projetos e descobrirem qual lareira ecológica é mais adequada para cada ambiente.

Clique aqui para saber mais e fazer a sua simulação agora!