22 de Setembro de 2023 | Tendências

Estilos de decoração para inspirar seu projeto


Um dos principais objetivos do arquiteto é projetar um ambiente que demonstre a personalidade do cliente, sem abrir mão do conforto, da funcionalidade e da organização do espaço. Para isso, vale investir em um dos vários estilos de decoração existentes. 

Os estilos de decoração, ou estilos decorativos, como também são chamados, representam um conjunto de características, elementos e princípios de design que determinam qual será a estética e a atmosfera de um ambiente. 

Dessa forma, a escolha do estilo decorativo é fundamental na hora de planejar um projeto arquitetônico, pois é partir dele que serão determinados fatores como a paleta de cores, o design do mobiliário, os tipos de acabamento e texturas, o layout, os acessórios e detalhes, a iluminação, entre outros aspectos. 

No artigo de hoje, você vai conhecer os diferentes estilos de decoração para inspirar os seus próximos projetos de arquitetura. Continue acompanhando para saber mais!  

Estilos decorativos para projetos arquitetônicos

Existe uma grande variedade de estilos de decoração que podem ser trabalhados em projetos arquitetônicos de casas e apartamentos para proporcionar uma atmosfera única aos ambientes. 

Do retrô ao moderno, do rústico ao industrial, cada estilo de decoração possui características específicas responsáveis por construir uma determinada estética e provocar experiências únicas nos moradores e frequentadores do ambiente.      

Confira os principais estilos de decoração para adicionar aos seus próximos projetos: 

1. Estilo clássico

Considerado o mais tradicional, o estilo clássico está presente nos mais diversos ambientes. 

Este estilo é composto por mobiliários robustos, além de vários elementos, como tecidos estampados e aveludados, pedras como mármore e granito, espelhos, papéis de parede com estampas e objetos com detalhes dourados ou em bronze.  

As cores mais utilizadas neste estilo são o branco, o preto, o bege e o marrom, já a madeira costuma ser utilizada em tons mais escuros e com entalhes. 

Por utilizar móveis e objetos grandes, o estilo clássico é mais indicado para compor ambientes amplos.

2. Estilo retrô

O estilo retrô consiste em utilizar itens modernos, mas com um design que relembra o passado, essa é a principal diferença desse estilo para o vintage, que utiliza objetos antigos. 

No estilo retrô, os ambientes são decorados com peças icônicas de design, móveis baixos, estampas com padronagem e forte presença de cores.

Este estilo é indicado para quem busca um ambiente mais moderno e despojado, com um toque de personalidade. 

Para conquistar o efeito desejado, o retrô faz uso de papéis de parede, eletrodomésticos com bordas arredondadas, sofá com pé palito, além de artigos com tonalidades vibrantes e quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo.

3. Estilo moderno

Normalmente confundido com o contemporâneo, o estilo moderno é caracterizado pelo uso de cores neutras e tons terrosos, objetos funcionais e móveis produzidos com materiais de origem natural. 

Neste estilo, a praticidade e a funcionalidade do ambiente são o foco. Logo, o excesso de objetos decorativos e acessórios é desnecessário. 

O estilo moderno faz uso de linhas retas e simples, poucas texturas, móveis com design, tonalidades como preto, branco, cinza e bege, e aço inoxidável cromado.

4. Estilo rústico

Ideal para compor a decoração de casas de campo, o estilo rústico é indicado para quem busca uma proximidade com a natureza, pois faz uso das texturas e imperfeições observadas nos elementos naturais.  

Este estilo proporciona uma sensação de aconchego, tranquilidade e calma ao ambiente, e utiliza bastante madeira natural, fibras naturais, couro, barro e pedras naturais. Já a paleta de cores é composta por tons pastel, tons de cinza e marrom.  

O mobiliário utilizado neste estilo é um pouco desgastado e com aparência de antigo. E para a decoração, as flores e plantas são bastante exploradas, transmitindo ao ambiente uma atmosfera natural e campestre.

5. Estilo industrial

O estilo industrial surgiu em 1970 e ganhou bastante destaque nos últimos anos, pois consiste em deixar os materiais aparentes, sem escondê-los. 

Realçando algumas características das fábricas antigas, como tubulações e tijolos aparentes, o principal objetivo deste estilo é criar ambientes que lembram galpões, por isso combina com ambientes que tenham um pé direito alto.

Este estilo utiliza concreto, paredes de tijolinhos, tubulações aparentes e vigas, além de cores neutras e sóbrias, como cinza, branco e marrom. 

O mobiliário reúne madeira rústica e ferro envelhecido, enquanto a decoração conta com muitos detalhes em cobre ou alumínio e o revestimento apresenta um efeito de cimento queimado.

6. Estilo contemporâneo

O estilo contemporâneo é caracterizado por um visual clean e uma paleta de cores neutras e claras, que conversam com as linhas retas do mobiliário e as superfícies lisas.  

Este estilo é ideal para quem busca praticidade na rotina e valoriza a funcionalidade do espaço e a amplitude visual. 

No estilo contemporâneo, materiais como madeira, mármore, vidro e peças metálicas ganham destaque, além do conceito de "menos é mais".  

7. Estilo minimalista 

Os tons claros e o branco dominam o estilo minimalista, que, assim como o contemporâneo, valoriza o conceito de "menos é mais". 

Neste estilo, os ambientes são projetados para abrigar apenas o que é necessário para o dia a dia dos usuários, exaltando um design leve e clean. Dessa forma, objetos rebuscados e decorações extravagantes são desnecessários.

O estilo minimalista baseia-se na simplicidade, fazendo do ambiente um verdadeiro refúgio, ideal para promover a paz e a tranquilidade.

Gostou de conhecer mais sobre os estilos de decoração? 

No blog da Artfire, você confere mais dicas sobre arquitetura, decoração e como utilizar as lareiras a álcool nos seus projetos para ambientes internos e externos. 

Clique aqui para acessar o nosso blog e conferir os artigos. 

Para não perder nenhuma novidade, acompanhe a Artfire nas redes sociais Instagram e Facebook.