15 de Junho de 2023 | Tendências

4 inspirações para arquitetos do que fazer em casas no inverno


O inverno está cada vez mais próximo e a chegada dessa estação sempre remete a mesma palavra: aconchego. 

A diminuição de temperatura demanda um cuidado maior com conforto nos ambientes e esse cuidado passa, principalmente, pela possibilidade de instalar lareiras nos cômodos que contribuem para o bem-estar e também complementam a decoração

Ao levar em consideração todos esses aspectos, apresentamos 3 inspirações para arquitetos do que fazer em casas no inverno, que valorizam tanto o aconchego quanto a harmonia na decoração.

Vamos lá?

Casas na montanha cercadas por verde em toda parte

Muitas regiões do Brasil fortalecem a sua economia no turismo de inverno. 

Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e algumas cidades do estado de São Paulo, possuem programações criadas para atrair visitantes nos dias mais frios do ano. 

Essas localidades, principalmente aquelas que ficam no alto de montanhas e com a presença de vegetação em volta, demandam uma estrutura elaborada com materiais pensados para as baixas temperaturas do ano. 

A madeira, por exemplo, é um material indicado para esses casos e também combina com o design de casas da montanha. 

Ela pode ser usada nas paredes e nos móveis, criando um contraste muito interessante com os tons de estofaria e outros móveis escolhidos. 

As cores escolhidas, nesses casos, reúnem diversas possibilidades que podem ser mais contrastantes, como é o caso do vermelho e do amarelo, mas os tons pastéis também são indicados. 

1 - Atenção com os materiais utilizados 

Como estamos falando do inverno, é importante escolher materiais que sejam agradáveis e quentinhos ao toque.

materiais utilizados

Tecidos felpudos, de veludo ou até mesmo de lã para almofadas, mantas, tapetes e cortinas, são alternativas interessantes que deixam o ambiente muito confortável. 

Principalmente em relação aos tapetes, existem diversos tipos que podem ser escolhidos: 

- Tapetes de lã: os tapetes de lã são isolantes térmicos e macios, mantendo os pés quentes durante o inverno e principalmente para as crianças que costumam brincar no chão; 

- Tapetes de pelo alto: aqueles tapetes com pelos mais longos retêm o calor e são ótimos para áreas de estar; 

- Tapetes felpudos: os tapetes felpudos com texturas suaves, como os de microfibra ou chenille, proporcionam conforto extra e ajudam a aquecer o espaço. 

2 - Iluminação dos ambientes

Uma luz branca e forte não combina com cômodos adaptados para o inverno. 

iluminação dos ambientes

É por isso que se o ambiente não contar com instalação de iluminação indireta, uma dica é usar luminárias de mesa ou abajures de chão. 

Essas possibilidades deixam a luz mais suave, fazendo com que seja dispersa de uma forma mais delicada na sala ou quarto. 

Para que o ambiente fique ainda mais intimista, optar por lâmpadas de luz amarela é uma ótima escolha. 

3 - Conforto térmico

Projetos voltados para o conforto no inverno precisam se atentar a pontos importantes como pisos, janelas, paredes duplas e forros. 

conforto térmico

Todos esses itens contam com tecnologias térmicas que garantem o aquecimento nos dias mais frios. 

Nesses projetos, o consumo energético pode ser voltado para o uso de recursos naturais, iniciativa essa que pode representar uma economia de até 70% na energia. 

  • Piso térmico

O funcionamento do piso térmico funciona por meio da instalação de um sistema de aquecimento elétrico ou hidráulico no contrapiso. Quando é ligado, ele dissipa calor para o ambiente a partir do chão.

Esses sistemas são controlados com termostatos analógicos ou digitais e permitem a utilização de qualquer tipo de revestimento: cerâmica, granito, laminado, assoalho de madeira, porcelanato, cimento queimado e outros.

  • Janelas

As  janelas são outros componentes que podem ser adaptados em projetos de arquitetura de inverno. 

O uso do vidro duplo, que já é muito utilizado na Europa, está se popularizando no Brasil também.  

Esse vidro conta com um material que no seu processo de produção, torna-se um sistema de envidraçamento duplo ideal para combater a passagem do vento e proteger o ambiente dos dias frios.  

E mesmo com essa estrutura diferenciada, os vidros duplos continuam recebendo a luz do dia.

  • Paredes duplas

Como o próprio nome já sugere, a técnica de construção de paredes duplas consiste em utilizar duas camadas de paredes com um espaço intermediário, proporcionando uma camada adicional de isolamento térmico.

Essa alternativa cria uma barreira extra contra o frio, o que retém o calor interno e reduz as perdas térmicas.

As paredes duplas também possibilitam a incorporação de materiais isolantes nesse espaço, como lã de rocha ou poliestireno expandido.

  • Forros 

Os forros específicos para projetos em locais frios também são cruciais na busca pelo conforto térmico. 

Para isso, a utilização de forros de madeira com isolamento termoacústico é indicada, já que fazem a união do design da madeira com propriedades isolantes que ajudam a reter o calor no ambiente.

A madeira possui um bom coeficiente de isolamento térmico, que impede a transferência rápida de calor entre o interior e o exterior do ambiente. 

A capacidade da madeira de absorver umidade também é extremamente benéfica, especialmente em regiões frias, por ajudar a regular a umidade relativa do ar.

4 - Invista em lareiras

Para tornar uma casa ainda mais aconchegante, investir em lareiras é muito indicado.

lareiras 

Mas, para isso, é importante adotar todas as precauções necessárias. 

O recomendado é instalar a lareira em locais protegidos e afastados de materiais inflamáveis, além das recomendações de instalação vindas de fábrica.

Atualmente, a alternativa mais conveniente é a lareira movida a álcool, também chamada de ecológica, uma vez que dispensa a necessidade de uma estrutura específica, como chaminés ou dutos de exaustão, típicos das lareiras a lenha, ou sistemas de tubulação no caso das lareiras a gás.

Mas quando se tratar  de grandes volumes a serem aquecidos ou de pé direito duplo, você precisará de muita potência, fornecida através de calor irradiado por infravermelho e também por convecção de ar quente - pense em calefatores a lenha de alto rendimento térmico e dupla combustão.

Conheça as nossas opções de lareiras internas e garanta conforto térmico e visual para os mais variados ambientes e projetos!