07 de Dezembro de 2022 | Tendências

Comfy: conheça o estilo pautado no conforto e bem-estar


A pandemia da covid-19 trouxe mudanças significativas para os ambientes residenciais. Fatores como o home office e o isolamento social necessários nos últimos anos evidenciaram a importância de ter uma decoração confortável e acolhedora em casa. Neste contexto, o estilo comfy ganhou força e mostrou que veio para ficar! 

Este estilo tem sido muito utilizado em projetos arquitetônicos e incorpora diversos elementos para transformar a decoração do ambiente em um verdadeiro convite ao relaxamento e ao bem-estar.

Quer conhecer mais sobre o estilo comfy e conferir como planejar os ambientes para atender às características desse modelo? Continue acompanhando o artigo que preparamos!  

O que é o estilo Comfy?

O termo "comfy" vem da palavra em inglês "comfortable" e, traduzido para português, significa "confortável". 

Na decoração de interiores, o estilo comfy tem como pilar central o conforto, e busca criar espaços harmoniosos que transmitam calma, acolhimento e bem-estar através de cores claras e suaves, texturas macias e elementos decorativos como tapetes, mantas, almofadas e materiais naturais. 

Contudo, é importante ressaltar que o estilo comfy não segue padrões. Neste modelo, a decoração é utilizada para traduzir o jeito único que cada usuário tem para se sentir à vontade em sua própria casa. 

Enquanto para alguns o conforto pode ser encontrado em uma sala de estar aconchegante e com lareira, para outros, o bem-estar pode estar ligado a um ambiente específico da casa para home office.

As características do estilo Comfy 

Como você conferiu acima, o estilo comfy não é algo padronizado, como uma fórmula que funciona para todos os ambientes e estilos de vida. 

Contudo, existem algumas particularidades que representam este estilo e podem ser incorporadas na decoração de interiores para trazer a sensação de aconchego, relaxamento e tranquilidade ao ambiente. 

Confira algumas destas características:

1. Iluminação quente

Quando o assunto é aconchego dentro de casa, a iluminação desempenha um papel fundamental, pois é através dela que consegue-se criar uma atmosfera mais tranquila e relaxante nos ambientes. 

Dessa forma, substituir as lâmpadas brancas por amarelas em determinados cômodos é o primeiro passo para conquistar um ambiente mais confortável. 

Enquanto a iluminação fria (lâmpadas brancas) aumenta a atenção, o foco e a excitação, deixando as pessoas mais despertas, a iluminação quente (lâmpadas amarelas) transmite sensações de descanso, paz e tranquilidade.

Esta iluminação mais agradável pode ser explorada no estilo comfy por meio de luminárias de mesa, chão ou pendentes, velas, focos de luz, etc. 

 2. Tons neutros e claros

O estilo comfy é marcado pelo uso de tons neutros e claros na decoração, pois transmitem tranquilidade, conforto e sutileza. 

As tonalidades mais claras combinam com materiais naturais, como a madeira, e com tapetes, almofadas e demais tecidos na mesma linha de cores e mesclados com tons terrosos, branco, creme, cinza e rosé.   

Mas lembre-se: também vale ousar no estilo comfy! A decoração em cores neutras pode ganhar um toque a mais de personalidade com detalhes de outras tonalidades, mas sem abrir mão do objetivo principal de aumentar a sensação de bem-estar e o frescor do ambiente através de cores minimalistas.

3. Adoção de texturas

A textura é uma característica do estilo comfy, pois traz profundidade ao ambiente e proporciona efeitos visuais e táteis agradáveis. Por isso, a dica é colocar objetos texturizados nos locais mais frequentados da casa, como quartos, salas de estar e de TV, etc. 

Tapetes volumosos e macios, estofados, cadeiras e poltronas de tecidos confortáveis ao toque, almofadas de diferentes tamanhos e até mesmo uma estante de livros são alguns dos artifícios para adicionar textura e conforto visual à decoração comfy dos ambientes.

4. Materiais naturais  

Como você já conferiu, a principal proposta do estilo comfy é deixar o ambiente agradável, proporcionando bem-estar e relaxamento aos moradores. 

Utilizar madeiras, fibras, pedras e tecidos naturais, além de outros materiais ecológicos, é uma maneira eficiente de tornar os espaços mais agradáveis, leves, visualmente equilibrados e sustentáveis.

Para completar este aspecto, a luz natural também pode ser aproveitada no estilo comfy através de janelas com cortinas de tecidos leves, que proporcionam privacidade e leveza e reduzem os incômodos visuais externos. 

Como elaborar um projeto Comfy?

Na hora de elaborar um projeto decorativo comfy, é essencial considerar as principais características do estilo, como as que citamos acima. 

Mas isso não é tudo! 

Um projeto comfy também pode incorporar diversos outros elementos, como: 

  • mobiliário confortável: os móveis devem ser visualmente convidativos e confortáveis para o uso; 
  • plantas: as plantas trazem mais vida e cor aos ambientes, além de possibilitar um contato mais próximo com a natureza no dia a dia, decorar os ambientes, purificar o ar e elevar a sensação de tranquilidade. 
  • decoração para as paredes: objetivos decorativos nas paredes, como fotografias, espelhos, quadros e tapeçarias, trazem maior personalidade ao ambiente, deixando o cômodo com "a cara dos moradores" e aumentando a sensação de aconchego do lar.
  • lareira: as lareiras trazem um ar de ambiente caseiro aconchegante e as chamas transmitem um calor agradável e convidativo, que desperta nos moradores a vontade de se acomodar e aproveitar o descanso e a tranquilidade.

As lareiras na decoração comfy

Para muitas pessoas, as chamas de uma lareira são sinônimo de aconchego, relaxamento e aproximação. Então que tal incorporar este equipamento nos seus projetos comfy?

Fáceis de instalar e manusear, as lareiras ecológicas (ou lareiras a álcool) utilizam álcool 92,8 Inpm ou 96 GL como combustível, realizando uma queima limpa e sem emissão de gases tóxicos, características que permitem a utilização segura desses equipamentos em espaços internos.

Este tipo de lareira é uma opção interessante para quem deseja aproveitar um ambiente confortável e agradável o ano todo, sem precisar fazer grandes reformas e quebra-quebra (o modelo de lareira portátil pode ser transportado para diversos cômodos com facilidade). 

Além disso, a lareira ecológica produz chamas de um alaranjado intenso, que podem atingir até 40 cm de altura, criando um efeito cênico incrível e transmitindo todo o aconchego que somente o calor do fogo pode proporcionar. 

Para complementar a decoração e integrar a lareira ecológica a outros elementos do estilo comfy, vale elaborar projetos de revestimento com materiais naturais, como pedras e madeira, criando uma área de lareira ainda mais aconchegante, sustentável e visualmente agradável.

A Artfire pode ajudar no seu projeto Comfy!

A Artfire é especializada em soluções eficientes de aquecimento ecológico e há mais de dez anos é líder no mercado brasileiro.

As lareiras ecológicas da Artfire são fabricadas em aço inox 304 de alta qualidade, possuem garantia total de dois anos e dispensam manutenção, facilitando o dia a dia dos usuários. 

Além disso, todos os equipamentos possuem exclusivo Certificado de Atoxidade, o que garante maior segurança e tranquilidade aos usuários.

Com opções de 30 cm a dois metros de comprimento, as lareiras ecológicas da Artfire podem aquecer ambientes de até 150 m² de maneira agradável e sem ressecar o ar, permitindo a elaboração de diferentes projetos decorativos e diversas possibilidades de uso nos ambientes residenciais. 

Incorpore as lareiras ecológicas da Artfire aos seus projetos arquitetônicos e complemente a decoração comfy dos seus clientes com exclusividade e elegância. 

Entre em contato com nossa equipe e confira os modelos de lareiras disponíveis.