28 de Agosto de 2023 | Tendências

O papel do arquiteto na materialização do desejo


Ao investir em um imóvel próprio, seja uma casa ou um escritório, o primeiro passo é organizar o ambiente e deixá-lo com a personalidade dos novos donos. Nesta etapa, é fundamental contar com um arquiteto para elaborar todo o projeto. 

A presença deste profissional durante a revitalização de ambientes é de grande importância, pois ele é capacitado para transformar os mais diferentes espaços, levando em consideração o tamanho da área e os desejos e necessidades do cliente.  

Dito isso, que tal contar com um arquiteto para transformar o seu ambiente? 

A função do arquiteto

O arquiteto é o profissional responsável por projetar ambientes diversos, como casas, escritórios, prédios, estabelecimentos, escolas, etc, para os mais diferentes usos e públicos. 

Com diversas responsabilidades, o arquiteto realiza um trabalho que vai muito além da criação de plantas. Este profissional pode atuar no planejamento das construções, na escolha dos materiais, na sugestão de soluções adequadas às necessidades dos usuários, entre outras atividades. 

O principal objetivo do arquiteto é organizar os ambientes internos e externos, de forma a proporcionar conforto e funcionalidade a todos que frequentam os espaços. 

Além disso, este profissional deve se atentar a diversos detalhes que impactam no resultado final, como conforto térmico e acústico, iluminação, instalações elétricas e hidráulicas, acabamentos, cores, formas, etc.  

A atuação do arquiteto e o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo são fiscalizados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU. 

O papel do arquiteto na materialização do desejo

No projeto arquitetônico, o desejo é manifestado ainda no início do processo, quando o cliente apresenta suas necessidades ao profissional. 

A partir daí, o arquiteto procura atuar de forma a atender com exatidão o que foi solicitado pelo cliente.

Afinal, é função deste profissional materializar os sonhos dos clientes, através da harmonização do ambiente com as soluções arquitetônicas propostas para atender às demandas de cada projeto.

Através de seu trabalho, o arquiteto ajuda a criar espaços que representam a realização de sonhos. 

Mas não é só isso! 

A atuação do profissional de arquitetura também é essencial para promover a identificação do cliente com o ambiente, seja ele qual for. 

Considerando que a arquitetura é uma atividade transformadora, o trabalho do arquiteto representa o ponto de partida entre os desejos do cliente e a técnica necessária para a materialização das expectativas.   

Gostou do artigo de hoje? 

No blog da Artfire, você confere muitos outros conteúdos interessantes sobre arquitetura, lareiras ecológicas, conforto térmico e muito mais! 

Clique aqui para acessar o nosso blog e conferir os artigos.

A Artfire é especializada em lareiras ecológicas, também conhecidas como lareiras a álcool, e há 11 anos atua como pioneira e líder do segmento no Brasil.  

As lareiras da Artfire são fabricadas inteiramente em aço inox 304, contam com Certificado de Atoxidade e possuem garantia total de dois anos, garantindo um equipamento com baixa manutenção e seguro para uso interno e externo

Converse com o seu arquiteto e realize o projeto de aquecimento do seu ambiente com uma lareira ecológica da Artfire

Nos acompanhe também nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades! 

Instagram 

Facebook