24 de Marco de 2023 | Tendências

Por que investir em sustentabilidade na arquitetura?


A arquitetura é uma área que tem grande impacto no meio ambiente, seja na construção ou no uso das edificações. Não à toa, a preocupação em investir em práticas sustentáveis nesse campo tornou-se fundamental nos últimos anos, não apenas para trazer benefícios para o meio ambiente, mas também agregar um olhar diferenciado ao projeto.

Neste artigo, vamos discutir como a sustentabilidade vem definindo novas tendências na arquitetura e decoração de interiores, além de explorar as soluções mais relevantes para um projeto sustentável.

ontinue a leitura!

Sustentabilidade em projetos de arquitetura

Para entendermos como a sustentabilidade ganhou relevância na arquitetura, o primeiro passo é explorar o conceito. Sustentabilidade refere-se à capacidade de atender às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades.

Ou seja, trata-se de um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental, garantindo que a exploração dos recursos naturais e a produção de bens e serviços não coloquem em risco a qualidade de vida das pessoas nem a capacidade do meio ambiente de se regenerar.

Esse conceito tornou-se uma preocupação global nas últimas décadas, em decorrência também do aumento da conscientização sobre as mudanças climáticas e o esgotamento dos recursos naturais. E, claro, essa percepção afetou diversos setores, incluindo a arquitetura.

A construção civil, por exemplo, é responsável por uma grande parcela do consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa, além de gerar uma significativa quantidade de resíduos.

Por isso, arquitetos e urbanistas têm buscado soluções para tornar esse processo mais sustentável, especialmente na escolha de soluções que priorizem o uso de materiais renováveis, sistemas inteligentes de captação e reutilização de água, concepção de edifícios mais eficientes do ponto de vista energético, etc.

Quais as melhores práticas sustentáveis para incorporar no projeto?

Agora que já entendemos o conceito de sustentabilidade e sua importância na arquitetura, confira algumas práticas sustentáveis que podem ser incorporadas nos projetos:

  • Utilização de insumos e materiais sustentáveis na construção, como madeiras de reflorestamento e produtos com selo de certificação ambiental;
  • Soluções inteligentes em automação que visam a redução do consumo de água;
  • Uso de fontes de energia renovável, como energia solar e eólica;
  • Aplicação de medidas que visam o conforto ambiental, com soluções que valorizam a iluminação e ventilação natural nas edificações;
  • Gerenciamento e tratamento adequado dos resíduos da construção;
  • Escolha de lâmpadas de LED e sistemas inteligentes de iluminação para reduzir o consumo de energia elétrica;
  • Reaproveitamento de materiais para construção e decoração de ambientes, como a reciclagem de móveis, uso de caixotes e pallets na decoração, troca de tecido, etc;
  • Cuidado com a preservação ao meio ambiente durante a concepção do projeto;
  • Valorização do artesanato e de produtores locais, incentivando a economia circular.

Esses são apenas alguns exemplos de inúmeras medidas que podem ser priorizadas na construção para minimizar os impactos ambientais na arquitetura. Apesar de não ser possível “zerar” os danos ao meio ambiente, cada solução adotada contribui para um estilo de vida mais sustentável a longo prazo.

Também vale discutir de forma mais abrangente o importante papel dos insumos e soluções sustentáveis na decoração de residências e outros ambientes. Um exemplo é o uso de lareiras ecológicas, uma escolha que contribui para agregar sustentabilidade nos projetos devido ao uso de tecnologias que reduzem o impacto ambiental.

As lareiras tradicionais, que utilizam normalmente lenha como combustível, geram uma grande quantidade de fumaça e resíduos que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Já as lareiras ecológicas - também conhecidas como lareiras a álcool ou biolareiras - utilizam etanol como combustível. O resultado é uma geração consideravelmente menor de gás carbônico, sem nenhum tipo de resíduo ou fumaça.

Além disso, a utilização de lareiras ecológicas também contribui para a economia de energia elétrica, já que as mesmas podem ser utilizadas como fonte de calor em dias mais frios, diminuindo a necessidade de aquecimento artificial. Uma alternativa importante para projetos mais sustentáveis, sem deixar de lado o cuidado com a qualidade de vida dos moradores.

Artfire: expertise em lareiras ecológicas

Pioneira e líder do mercado brasileiro de lareiras a álcool, a Artfire oferece um amplo portfólio de lareiras ecológicas que passam por um rigoroso controle de qualidade.

As lareiras não emitem fumaça, fuligem e odores durante o uso e contam com Certificação de Atoxidade, proporcionando maior segurança e sustentabilidade para o seu projeto.

Entre em contato e tenha um atendimento personalizado!